Home Não à Reforma da Previdência Todos no ato contra a reforma da previdência

Todos no ato contra a reforma da previdência

Dia 13 de agosto vamos todos para a Avenida Paulista em grande ato contra a reforma da previdência, uma reforma que destrói direitos conquistados com muita luta do trabalhador em seu digno direito de se aposentar em vida.

O texto-base da reforma foi aprovado em votação do 2º turno, em sessão que começou ontem(6) e se estendeu madrugada adentro na ânsia de parlamentares conseguirem suas verbas prometidas pelo governo.

Conforme matéria da Folha de São Paulo de hoje, “apesar de ter sido eleito com o discurso de que acabaria com o fisiologismo no Congresso, o Planalto fez promessas de liberação que somam mais de R$ 5 bilhões para as emendas —que tratam de obras e investimentos nos redutos eleitorais dos congressistas.”

Foram 370 dos parlamentares governistas contra 124 votos dos deputados que estão do lado do trabalhador. Hoje serão analisados os destaques.

“Como deputado, registrei meu voto NÃO à Reforma da Previdência que rouba direitos de quem precisa. Hoje, seguiremos na batalha dos destaques”, disse o deputado federal Orlando Silva (PCdoB).

Lembrando que a nefasta reforma prevê a idade mínima de 65 anos, se homem, e 62 anos, se mulher, para trabalhadores do setor privado e servidores federais, e ataca em cheio a aposentadoria por tempo de serviço, na qual trabalhadores podem se aposentar após 35 anos de contribuição e trabalhadoras com 30 anos.

Outra alteração desfavorável aos trabalhadores é na forma de cálculo. Hoje a regra descarta os 20% menores recolhimentos, elevando a média para o benefício do trabalhador.

Com a reforma são consideradas todas as contribuições e isso reduz o valor final da aposentadoria.

O embate é ferrenho, mas vale lembrar que graças à resistência já foi possível derrubar, entre outros, a capitalização da proposta inicial, quando cada trabalhador teria de bancar sua própria aposentadoria fazendo uma poupança, e a exclusão das mudanças pretendidas no pagamento do BPC a idosos carentes.

Por isso vamos todos juntos à luta!

Ato em defesa da aposentadoria e da educação!

Dia 13 de agosto, às 16h, no MASP – Avenida Paulista (Confirme sua presença).