Home Destaque fixo Descaso continua na ETA Tatuí: entulho, insegurança e risco à vida da...

Descaso continua na ETA Tatuí: entulho, insegurança e risco à vida da categoria

 A direção do Sintaema voltou nesta quarta (18) à região de Tatuí para mais uma ação da Operação Pente-Fino — trabalho permanente do Sindicato para fiscalizar, denunciar e proteger a vida dos trabalhadores e trabalhadoras do saneamento. E o que encontrou, mais uma vez, na Estação de Tratamento de Água (ETA) é a confirmação de um cenário já denunciado anteriormente: abandono, insegurança e risco constante para a categoria.

Leia também: Descaso e condições precarizadas | Sintaema exige solução para problemas na Sabesp em Tatuí

Não bastassem os vazamentos já apontados em fiscalizações anteriores, agora o pátio da ETA está tomado por entulho empilhado, materiais descartados de forma irregular e áreas sem qualquer organização. A situação agrava o risco de acidentes, favorece a presença de animais peçonhentos e expõe os trabalhadores e trabalhadoras à insegurança, inclusive com possibilidade de assaltos, já que a estrutura apresenta falhas evidentes de proteção e vigilância.

Em abril de 2025, a direção do Sintaema, por meio da Operação Pente-Fino, já havia fiscalizado a ETA Tatuí e flagrado o abandono da unidade, com risco real de acidente para a categoria. No final de novembro de 2025, o Sindicato retornou à região e realizou nova fiscalização, desta vez na Unidade de Captação de Água Bruta, onde também encontrou estrada de acesso destruída, instalações tomadas pela lama e total ausência de manutenção preventiva.

Leia também: Sintaema flagra completo abandono na Unidade de Captação de Água Bruta em Tatuí

Nas duas ocasiões, o Sintaema cobrou providências urgentes da Sabesp, exigindo reparos estruturais, limpeza adequada, melhoria das condições de segurança e plano efetivo de manutenção. No entanto, até o momento, nada foi feito pela empresa. O cenário segue ainda pior — revelando uma política clara de descaso e abandono da categoria.

Para o Sindicato, é inadmissível que uma unidade responsável pelo tratamento e abastecimento de água da população esteja nessas condições. Enquanto isso, os gestores seguem distantes da realidade enfrentada por quem está na linha de frente garantindo que a água chegue às torneiras da população.

“O que vemos é um retrato da negligência. Vazamentos sem solução, entulho acumulado, insegurança e risco de acidentes. A empresa foi alertada e simplesmente ignorou as cobranças. O Sintaema vai acionar se Jurídico e avaliar a melhor forma de ação para cobrar providências da Sabesp”, avisa a direção do Sindicato.

Leia também: Operação Pente-fino do Sintaema na ETA Tatuí flagra abandono e risco de acidente

O Sintaema reafirma que sua atuação na região é permanente. “Seguiremos com a Operação Pente-Fino, denunciando cada irregularidade e exigindo responsabilidade da empresa”.

Porque saneamento exige compromisso.
E trabalhador não pode ser tratado com abandono.