Home NÃO À PRIVATIZAÇÃO! Em ato na Câmara de Vereadores de Itapetininga, Sintaema alerta sobre ameaça...

Em ato na Câmara de Vereadores de Itapetininga, Sintaema alerta sobre ameaça de privatização da Sabesp

Na noite desta quinta (16), a direção do Sintaema participou de audiência na Câmara de Vereadores da cidade de Itapetininga, interior de São Paulo, para alertar sobre os danosos efeitos para a população caso Tarcísio de Freitas privatize a Sabesp.

“Durante as atividades, apresentamos relato da situação da privatização no mundo. Para reverter o desastre que foram as privatizações, diversas cidades de diferentes países do mundo reestatizaram os serviços de água de esgoto. Entre os países que voltaram atrás com as privatizações estão: Alemanha, França, Bolívia, Argentina, Equador, Venezuela e Honduras”, listou a direção do Sindicato.

Leia também – Por que EUA, França, Reino Unido e Alemanha reestatizaram os serviços de água e esgoto?

De acordo com o relatório produzido pelo Instituto Transnacional (TNI), centro de pesquisas com sede na Holanda, entre os anos de 2000 a 2019, um total de 312 cidades, em 37 países, reestatizaram seus serviços de tratamento de água e esgoto. “A nossa base de dados mostra que as reestatizações são uma tendência no mundo e estão crescendo. E um dos fatores para essa mudança é que, de olho nos lucros, as empresas privadas deixam de lado a qualidade,a  universalização dos serviço e aplicam aumento abusivos nas tarifas”, referendou o Sintaema.

Eles também informaram que o Sintaema tem reforçado sua jornada de luta em defesa da Sabesp e rodado todas as regiões do estado para denunciar o projeto de Tarcísio de Freitas e sensibilizar vereadores e prefeitos do que está em jogo com a privatização da Sabesp.

 

Leia também – Água é reestatizada em Portugal e tarifa cai até 60%

Papel social da Sabesp

O Sintaema também destacou o papel social da Sabesp. “Embora a Sabesp seja uma empresa que dê lucro, o principal objetivo dela ainda não é lucrar, é levar saneamento de qualidade para a população e cuidar da saúde, sobretudo das populações mais vulneráveis. Não por acaso diversos estudos relacionam que quando há saneamento de qualidade o primeiro dado que reduz é o da mortalidade infantil. Como empresa privada, o foco não será o acesso e a saúde, mas isso o lucro”.

Ao destacar o papel da empresa nas periferias das cidades, a direção do Sindicato frisou que “a população mais vulnerável, moradora das periferias, é que vai sofrer com esse projeto de privatização. Tendo em vista que já é sabido que empresas privadas só investem em locais que dão lucro. Com a Sabesp essa população está salvaguardada pela tarifa social aplicada pela Sabesp. Por isso, nossa luta pela Sabesp. Uma luta que é pelo direito universal de acesso a saneamento de qualidade, de defesa da vida e defesa do nosso patrimônio, já que a Sabesp é a terceira maior empresa de saneamento no mundo”.

Dia Mundial da Água

Na oportunidade, a direção do Sintaema apresentou a agenda de lutas programada pelo Sindicato para a semana do Dia Mundial da Água. Além da participação do Sintaema na Conferência da Água 2023 da ONU, a direção do Sindicato prepara um dia de lutas aqui em São Paulo em defesa da água como bem público e contra a privatização da Sabesp.

Confira a programação:

São Paulo – SP
06h – Distribuição de Carta Aberta “Diga Não à Privatização da Sabesp e do Metrô”, nas Estações do Metrô de São Paulo
8h – Tuitaço #ÁguaÉDireito #ÁguaÉdoPovo
11h – Entrega de Carta em defesa da Água como bem público na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP)
13h – Ato em frente à Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP)
15h – Audiência Pública na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP)

Salvador – BA
15h – Grito pela Água – tradicional caminhada da população baiana e movimentos sociais e sindicais em defesa do direito à água, saindo do Campo Grande até a Praça Castro Alves

Porto Alegre – RS
12h – Lançamento do Fórum Popular em Defesa da Água
Praça da Matriz

Aracaju – SE
7h – Ato contra a privatização da DESO (companhia de saneamento de Sergipe) e 4ª Caminhada da Água, com movimentos sindical, social e popular
Concentração em frente a portaria da DESO – rua Campo de Brito, Bairro 13 de Julho

Brasília – DF
8h30 – Seminário Nacional “Perspectivas da luta da água no Brasil”
Anexo 4 da Câmara dos Deputados – Sala Freitas Nobre
11h30 – Lançamento do livro “Mercantilização da água: Análise da privatização do Saneamento de Teresina-PI”, autora: Dalila Calisto
Anexo 4 da Câmara dos Deputados – Sala Freitas Nobre

Água é vida, não é mercadoria!