Home NÃO À PRIVATIZAÇÃO! Conferência da Água 2023 da ONU começa no próximo dia 22/3

Conferência da Água 2023 da ONU começa no próximo dia 22/3

A Assembleia Geral das Nações Unidas, com apoio dos governos da Holanda e do Tadjiquistão, realizará entre os dias 22 e 24 de março de 2023 em Nova Iorque a Conferência da ONU sobre a Água.

A Conferência – formalmente conhecida como Conferência da Revisão Geral Intermediária da Implementação da Década da ONU para Ação na Água e Saneamento (2018-2028) – objetiva conscientizar sobre a crise global de água e decidir ação conjunta para alcançar os objetivos e metas internacionais acordados sobre o assunto, incluindo aqueles contidos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Bilhões de pessoas em todo o mundo ainda vivem sem água potável e saneamento gerenciados de maneira segura, embora o acesso aos dois serviços tenha sido definido há muito tempo como um direito humano. Muitas fontes de água estão se tornando mais poluídas e ecossistemas que provêm água estão desaparecendo. As mudanças climáticas estão prejudicando o ciclo da água, causando secas e enchentes. Água é um assunto de todos e a Conferência é inclusiva e multisetorial.

O Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas), do qual o Sintaema faz parte, está participando da programação de eventos paralelos promovida pela Conferência da Água 2023 da ONU, que são encontros virtuais que começarão neste sábado (18) e vão até o próximo dia 26 de março.

Confira a agenda de debates:

 

 

Com informações do Portal da ONU e do Ondas