Home NÃO À PRIVATIZAÇÃO! Sintaema se reúne com diretor de Operações da Sabesp

Sintaema se reúne com diretor de Operações da Sabesp

Em reunião nesta quarta (8) com o diretor de Operações da Sabesp, Roberval Tavares de Souza, a direção do Sintaema apresentou diversas demandas da categoria e cobrou esclarecimentos sobre o PDI (Plano de Demissão Incentivada), da implantação do bônus para os superintendentes e sobre a realização de novos concursos.

“Por onde passamos os trabalhadores e trabalhadoras externam seu medo da demissão e estão assustados com o seu futuro. Também há um temor muito grande sobre a ameaça de privatização da Sabesp”, afirmou Helena Maria da Silva, vice-presidente do Sintaema.

A dirigente também cobrou esclarecimentos sobre a implantação de um PDI na empresa e frisou: “A direção da Sabesp deveria estar pensando em organizar um novo concurso e não em incentivar a dispensa de trabalhadores. Precisamos repor nosso quadro e acabar com os contratos com as empreiteiras que só prejudicam a empresa e a população”.

O Sintaema também lembrou que uma Sabesp eficiente é uma Sabesp que valoriza seus funcionários, que entrega serviço e água de qualidade e garante a saúde e bem-estar da população. “Nosso foco é na prestação do serviço e na valorização da categoria. E não na valorização apenas de parte da empresa”, afirmou a dirigente ao alertar que há um descontentamento geral com a implantação de um bônus para superintendentes e diretores da Sabesp.

Sobre as empreiteiras, o Sintaema voltou a denunciar os abusos e a cobrar maior fiscalização dos contratos. “São absurdas as denúncias dos serviços que prestam as terceirizadas, a Sabesp precisa coibir esses abusos, garantir um serviço de qualidade e cobrar que essas contratadas respeitem o acordado e paguem os salários e benefícios dos trabalhadores em dia”, defendeu.

Resposta da Sabesp

“Achamos que a reunião foi um passo importante para ouvir as demandas da categoria e apresentar nossas ações neste início de gestão. Nossa ideia é ampliar o diálogo e focar na construção de uma Sabesp mais eficiente”, afirmou o diretor de Operações da Sabesp, Roberval Tavares de Souza.

Sobre a ameaça de privatização, Souza informou que a diretoria não discute esse tema e que ele é debatido pelo governo do Estado de São Paulo. Além disso destacou que “não há nenhum plano de demissão para os funcionários, mas confirmou que está em curso um estudo coordenado pelo CH da Sabesp para a implantação de PDI, que pode entrar em vigor ainda neste semestre”, afirmou.

Souza também indicou sua preocupação sobre a implantação de um PDI sem a sinalização de um novo concurso para a empresa. “Concordo que isso também precisa ser pensado”.

Em relação a cobrança de maior fiscalização das empreiteiras, disse que já estão acompanhando que a orientação é a rescisão de contrato com empresas que não estiverem cumprindo com o serviço. Sobre o PPR, o diretor de Operações da Sabesp afirmou que o tema está em pauta para melhorias.

O Sintaema seguirá em luta e em conversa do a diretoria de Operações da Empresa para garantir que a categoria não sofra com perdas e tenha seus direitos respeitados.

Sintaema, unidade e muita luta!