“Não jogar o papel no chão, reciclar o lixo são ações importantes, mas que não dão conta do desafio que temos em nossas mãos para garantir o futuro de gerações. Precisamos com urgência de uma mudança estrutural que redefina os padrões de produção e consumo. Só assim garantiremos uma preservação real do meio ambiente”, defendeu a direção do Sintaema, em mais um ato de distribuição de mudas em comemoração pelo Dia mundial do Meio Ambiente, que ocorreu nesta quarta (5), em mais de 150 países.
A atividade teve início às 10h com a distribuição de cerca de 200 mudas, de diferentes espécies, para os trabalhadores da CETESB, SABESP e Fundação Florestal.
Além disso, contou com a aula pública do professor efetivo do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Valério Arcary, que refletiu sobre a importância da data, os desafios de se realizar uma transição energética justa e inclusiva e como o projeto privatista de Tarcísio de Freitas trabalha contra o meio ambiente.
“Parabenizar toda a direção do Sintaema pela ação de hoje. Distribuir mudas e reforçar os laços com a categoria sobre o que move a luta, só fortalece nosso movimento por uma modelo de sociedade mais humano e inclusivo”, afirmou Arcary. Ele ainda salientou que o Dia Mundial do Meio Ambiente deve ser um dia para lutar e também reflexão sobre que sociedade queremos construir para as futuras gerações, como se inserir no debate da transição energética.
Ao denunciar o projeto de privatização da Sabesp e como ele irá prejudicar milhões para beneficiar meia dúzia que irão lucrar bilhões, Arcary afirmou: “a Sabesp é a joia da coroa e será a privatização mais importante [em volume de dinheiro e de valor agregado da empresa] de 2024”.
A direção do Sintaema também destacou que o dia é de homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras da CETESB e da Fundação Florestal: “Sem eles nossas florestas, nosso ar e nossas águas já estariam destruídos. Por isso, quando lutamos por preservação do meio ambiente, lutamos pela valorização dessas categorias e pelo fortalecimento da CETESB, Sabesp e Fundação Florestal”.
Sintaema, unidade e muita luta em defesa do meio ambiente!
Confira como foi a ação do Sintaema no Dia Mundial do Meio Ambiente: