Esta foi a declaração do governador João Doria depois que sua fala derrubou em 10% as ações da Sabesp no dia 19 de agosto, quando ele disse que capitalizaria a estatal, segundo a assessoria do governo em matéria do Valor Econômico de hoje (31).
Os privatistas de plantão receiam que a Sabesp não seja mais vendida (e esta é a nossa luta) depois que o governador falou em capitalizar em vez de privatizar. A Sabesp, por sua vez, diz não haver nada decidido sobre o tema.
Análise de vetos em Brasília
Nesta semana os líderes do Congresso devem se reunir para montar a agenda de setembro sobre a análise dos vetos do presidente Bolsonaro, entre eles o veto ao artigo 16 da lei 14.026/20, do novo marco regulatório do saneamento.
Como todos sabem, o artigo 16 é fruto de muita resistência das entidades que defendem o saneamento público e foi amplamente discutido e acordado entre os parlamentares. O artigo prevê que os contratos de programa em vigor entre municípios e estatais possam ser renovados por 30 anos desde que as partes entrem em acordo até 31 de março de 2022 e a estatal comprove capacidade econômico-financeira de universalizar os serviços até 31 de dezembro de 2033.
A luta continua e o Sintaema manterá o empenho em todas as frentes na defesa do saneamento público e contra a privatização da Sabesp.
Estamos juntos!