Home Notícias Sabesp | Resistência e luta marcam atuação do Sintaema em 2022

Sabesp | Resistência e luta marcam atuação do Sintaema em 2022

O ano de 2022 chegou ao fim com avanços importantes e muitas conquistas alcançadas pelos sabespianos e sabespianas que, junto com o Sintaema, realizaram um ano de muita resistência e luta.

Juntos pela valorização!

Nosso ano começou com uma luta aguerrida pela garantia de um PCS (Plano de Cargos e Salários) que tenha como régua mecanismos que contemplem a experiência e maturidade dos trabalhadores pelo tempo de serviço e que corrijam os desvios de função que ocorrem na Sabesp. Também foi luta do Sintaema a garantia do pagamento do PPR (Programa de Participação nos Resultados) e já nos primeiros dias de fevereiro, a direção do Sindicato assina acordo com a Sabesp para o PPR 2022.

Mas, a luta não parou aí! A campanha salarial foi muito vitoriosa. “Além de renovar o acordo coletivo e conquistar aumento real, avançamos em pontos como: a ampliação das ausências abonadas, ampliação dos dias para o atestado acompanhante e o chamado limbo previdenciário”, destacou o presidente do Sindicato, José Faggian. 

Luta contra os desmonte

Também foi uma luta importante do Sindicato e que garantiu uma ampla repercussão da ação do Sintaema em defesa da Sabesp e da segurança dos trabalhadores a denúncia do Sintaema, através do Fórum das Entidades, da cratera que se abriu devido às obras da Linha 6 do Metrô realizadas empresa Acciona6, contratada pela gestão Rodrigo Garcia. 

Outra importante ação da direção do Sintaema foi em relação ao NETA. O Sintaema cobrou e a Sabesp agiu para solucionar os relatos de lentidão do sistema e o avanço da precarização e do adoecimento dos trabalhadores do NETA. 

Além da luta permanente pela valorização dos sabespianos e sabespianas, a direção do Sindicato realizou diversas ações para denunciar o impacto prejudicial das terceirizações, que afetam o serviço, a população e prejudicam os trabalhadores da empreiteiras contratadas pela Sabesp. Em rodas de conversa e atos na porta das unidades da Sabesp, a direção do Sintaema denunciou o atraso dos salários e o desrespeito com esses trabalhadores.

Luta contra privatização 

Em 2022, a jornada contra a privatização da Sabesp ganhou ainda mais fôlego. Além do apoio de mais de uma centena de prefeituras, câmaras municipais, lideranças políticas e sociais à luta do Sintaema, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) criou a Frente Parlamentar contra a privatização da Sabesp, que conta com o apoio mais de 20 deputados de 9 partidos de diferentes matizes políticos que estão somando na luta com várias entidades para não permitir a Sabesp seja destruída.

Além da luta nas institucional, o Sintaema também viajou o estado, com a realização de atos para alertar a população sobre os impactos da privatização e lembrando que quem pagará a conta será a população, sobretudo a mais vulnerável.

“A Frente Parlamentar contra a Privatização da Sabesp será um braço forte em nossa luta em defesa da Sabesp”, afirmou Faggian, durante o lançamento da Frente que ocorreu no dia 31 de maio.

A direção do Sintaema lembra que a luta em defesa da Sabesp seguirá firme em 2023. “Nossa campanha de privatização vem de longe, há décadas o projeto tucano de privatização mira a Sabesp, agora Tarcísio de Freitas aponta sua mira também e nós seguiremos em luta, diuturnamente, para barrar essa ameaça nefasta que visa acabar com a maior empresa de saneamento da América Latina e a terceira maior do mundo”.

Confira mais lutas aqui!