Neste ano em que o Brasil derrotou a extrema direita o Sintaema foi protagonista. Fizemos a lição de casa, no primeiro trimestre do ano realizamos as campanhas salariais das principais empresas e fechamos bons acordos coletivos, em um ano difícil para a economia do país obtivemos a reposição da inflação, renovamos itens sociais importantes e avançamos na conquista de outros.
O ano de eleições gerais também foi o ano de eleições da diretoria, nessa matéria o Sintaema demonstrou maturidade política e compromisso com a luta da classe trabalhadora, fizemos um amplo debate entre as correntes políticas internas e, novamente, construímos a unidade em uma chapa única composta pela CTB, CUT e Conlutas, chapa que foi eleita e tocar as lutas da categoria pelos próximos quatro anos.
O principal cimento desta unidade foi o objetivo maior que era derrotar a extrema direita e o fascismo que ameaçam a democracia no Brasil e tantos prejuízos e retrocessos têm infringido à nossa classe no último período. Tarefa que assumimos em regime de dedicação exclusiva, e fomos exitosos com a vitória histórica da frente ampla, representada pela chapa Lula/Alckimin, no âmbito federal.
Essa vitória, apesar da conjuntura “difícil” que se apresenta para o próximo mandato, abre a possibilidade, para a classe trabalhadora, da recuperação de direitos usurpados nos últimos anos e da retomada do crescimento econômico com valorização do trabalho e distribuição de renda em nosso país.
Para nós, em particular, dois temas fundamentais devem voltar ao debate em Brasília; o primeiro deles é o reposicionamento do meio ambiente como questão central e fundamental para o desenvolvimento do país e que precisa ser cuidado, protegido e tratado como questão de soberania nacional; o segundo é a reabertura da discussão sobre a Lei 14026 que modificou o marco regulatório do saneamento e que da maneira como está privilegia a privatização do setor.
Em São Paulo, apesar da belíssima campanha e de ter colocado o meio ambiente e a privatização do saneamento no centro do debate eleitoral, forças conservadoras, mais a direita inclusive do que os tucanos que governam o estado há décadas, saíram vitoriosas. As implicações desta vitória veremos em breve.
Alguns indícios do que será o governo Tarcísio de Freitas começam a se materializar na composição de seu secretariado e em algumas declarações que ele tem dado à imprensa. Segundo suas próprias palavras “o secretariado será técnico para entregar o produto que foi prometido”, tratando assim questões importantes como saúde e educação como uma mercadoria qualquer.
No que nos diz respeito a nós, fundiu as secretarias de infraestrutura e meio ambiente, que na nossa opinião já era um erro porque criava distorções e prejudicava a independência das pastas, com logística e transporte, criando assim uma “supersecretaria”. Para ocupar o cargo de supersecretaria indicou uma “técnica” que é especialista em PPP (Parcerias Público Privadas) e concessões, deixando claro suas intenções privatistas e colocando como principal tarefa da pasta o estudo para a privatização da Sabesp.
O próximo ano será de muitas lutas, as contradições que a arena política deve produzir entre o cenário estadual e federal serão profundas, enquanto os possíveis avanços no âmbito federal podem nos ajudar, a característica privatista e pró-mercado no âmbito estadual devem nos causar grandes dificuldades.
Assim, companheiros e companheiras, em 2023, o Sintaema fará o que tem feito de melhor nas últimas décadas, lutar intensamente pela defesa dos direitos dos trabalhadores, pela defesa do meio ambiente e contra a privatização do saneamento.
Contribuir com a luta geral da classe trabalhadora, recuperar os direitos perdidos, avançar na criação de outros e ajudar a construir um país melhor e mais soberano para as próximas gerações, é o que faremos. Manter a Sabesp pública, valorizar os trabalhadores e trabalhadoras da CETESB, Fundação Florestal, SAEG e todas as demais empresas que representamos, é nossa missão.
Um 2023 de muita felicidade, saúde conquistas e lutas é o que a diretoria do Sintaema deseja a toda classe trabalhadora, em especial aos trabalhadores do saneamento e meio ambiente!!
Juntos na luta e até a vitória!!
José Faggian
Presidente do Sintaema