Em um auditório para cerca de 400 pessoas compareceram cerca de 60 para ouvir a secretária de Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo de São Paulo, Natália Resende, defender a privatização da Sabesp. A direção do Sintaema criticou a ausência da população. A audiência pública foi realizada na quinta-feira (7) em Presidente Prudente e faz parte das audiências convocadas pelo governador Tarcísio de Freitas.
“Todas as audiências públicas convocadas pelo governo do Estado tem registrado baixíssima participação de público. A população está sendo excluída de um debate importante que definirá o futuro da Sabesp e do acesso ao saneamento e ao esgoto. O Sintaema esteve presente ressaltando a farsa que são essas audiências e que não cumprem com o objetivo de esclarecer um tema tão complexo e que vai impactar a vida da população”, declarou a direção do Sintaema.
O governo do Estado aproveitou o final do feriado do carnaval para divulgar as 8 audiências pelo Estado de São Paulo sobre o projeto de privatização da Sabesp. Faltando apenas uma semana para a primeira audiência divulgou mais de 25 mil páginas de documentos tirando da população o direito de acessar as publicações para se preparar para as audiências.
A direção do Sintaema e o Fórum de Entidades criticaram a manobra do governo do Estado através de um manifesto. “O objetivo desta audiência é um só: queimar etapas e passar por cima dos municípios, impedir que a discussão seja feita com as Câmaras Municipais e a população de cada um dos 375 municípios, que são os principais interessados na decisão de privatizar ou não as suas águas”, afirma trecho do manifesto.
A legitimidade das audiências está sendo questionada na Justiça pelo Sintaema, parlamentares da oposição ao governador e também por entidades do movimento social como a Facesp. “O Sintaema continuará denunciando a farsa dessas audiências que pode se transformar em uma tragédia para 30 milhões de paulistas beneficiados pelos serviços da Sabesp”, completou o Sintaema.
Confira AQUI na íntegra o manifesto contra as audiências de Tarcísio
Confira as fotos