O alinhamento de ações para lutar contra a privatização da Sabesp e a discussão sobre a campanha salarial dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa em 2023 foram temas de reunião entre as direções do Sintaema e do Sintius (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas de Santos, Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira), ocorrida na última semana manhã do dia 6 de dezembro, na sede do Sintius, em Santos.
Na avaliação das entidades, a chegada do ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) ao Palácio dos Bandeirantes, a partir de janeiro, e as mudanças anunciadas para a estrutura do governo exigem atenção e uma avaliação criteriosa da sociedade civil e dos sindicatos, que precisam estar mobilizados para evitar retrocessos.
Leia também – Na TV GGN, Sintaema diz o que está em jogo com a gestão Tarcísio
Diante disso, o Sintaema e o Sintius estão construindo, para a segunda quinzena de janeiro, uma grande discussão a respeito dos riscos de privatização da Sabesp e outros temas, assim como para definir uma estratégia de luta, que precisará envolver outros segmentos da sociedade além do saneamento, como habitação, transporte público e porto.
O presidente do Sintaema, José Faggian, destacou a importância de fazer essa discussão envolvendo diferentes setores e atores, após Tarcísio ter anunciado a criação de uma supersecretaria, que englobará as áreas de Infraestrutura, Meio Ambiente, Logística e Transportes. “Será um ano de muita luta e resistência em defesa da Sabesp, CETESB e Fundação Florestal. E sabemos que a campanha salarial também será um desafio frente ao projeto privatista que Tarcísio de Freitas quer impor aos servidores públicos”, ressaltou.
Presente na reunião, o vice-presidente nacional CTB, Rene Vicente, ressaltou a importância de fazer uma ação conjunta para alertar a sociedade e as prefeituras sobre os eventuais prejuízos com a privatização da Sabesp. Ele também destacou a necessidade de manter um diálogo com lideranças políticas e integrantes da equipe de transição do Governo Federal em razão de vários assuntos pertinentes relacionados aos trabalhadores e, em especial, aos urbanitários.
Campanha Salarial 2023
Na avaliação do presidente do Sintius, Jair Álvaro da Silva, a discussão sobre o novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Sabesp não será fácil, devido aos perfis do futuro governador e dos secretários já anunciados. Portanto, é fundamental que haja esse espírito de unidade para as lutas que se avizinham.