Home Notícias Tarcísio de Freitas avisa que irá privatizar a EMAE; próxima da lista...

Tarcísio de Freitas avisa que irá privatizar a EMAE; próxima da lista será a Sabesp

Durante evento promovido pelo Banco B3 SA, no dia 8 de dezembro, o governador Tarcísio de Freitas afirmou que irá vender deve vender primeiro a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), que integra a estrutura do governo de São Paulo, e que pretende também privatizar a Sabesp, além de rodovias e do Porto de Santos.

“Vamos vender a Emae primeiro. Enquanto isso, a gente vai trabalhando naquela que vai ser a grande privatização do estado de São Paulo, que é a Sabesp (sic)”, defendeu o governador eleito.

Ao comentar as declarações de Tarcísio, a direção do Sintaema destaca que “se a Sabesp for privatizada, Tarcísio não só cometerá um crime contra o estado de São Paulo, ele violará o direito fundamental de acesso à água, sobretudo para as populações mais vulneráveis”.

E complementa: “A Sabesp é uma das maiores empresas de tratamento e distribuição de água do mundo, a maior da América Latina. Todos os anos a Sabesp fecha no azul. Não tem argumento razoável para defender uma privatização”.

Vale lembrar que na França e na Argentina, há um movimento para reestatizar as empresas de água, porque a privatização trouxe impactos muito nocivos. Quando a gente pensa em saneamento básico, estamos falando em saúde. Isso não pode ficar na mão de empresas privadas que buscam apenas o lucro.

Sobre a Sabesp

Criada em 1973, a Sabesp é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 375 municípios do Estado de São Paulo. Ela abastece com água limpa cerca de 31 milhões de pessoas e cerca de 28 milhões de pessoas com coleta de esgotos.

Atualmente, a empresa é responsável por cerca de 30% do investimento em saneamento básico realizado em todo o Brasil.

O Sintaema seguirá firme na luta contra o projeto criminoso de Tarcísio de Freitas e irá atuar para alertar a população sobre o que está em jogo.

Defenda a Sabesp! Diga não à privatização!