Em reunião com o CH da Sabesp na última semana, a direção do Sintaema cobrou providências da empresa sobre os contratos com as empreiteiras contratadas pela Sabesp. A proposta da direção do Sindicato é garantir maior fiscalização dos contratos firmados, sem falar da transparência no processo de celebração desses contratos.
Na oportunidade, a direção do Sintaema cobrou maior fiscalização das empreiteiras contratadas, não só da gestão desses contratos firmados, mas também sobre o tratamento dispensado por essas empresas aos trabalhadores e trabalhadoras.
“Já temos o caso da SS Forte que negligenciava os direitos dos trabalhadores (sucessivos atrasos dos salários e dos benefícios), sem falar que no dia 8 de dezembro a SS Forte informou sua declaração de falência”, ressaltou a direção do Sindicato.
O Sintaema também informou que, ao final da reunião, ficou acertado que para garantir maior segurança e transparência em relação a esses contratos, ficou acordado que as Unidades de Negócio deverão promover encontros técnicos com os trabalhadores e as empresas contratadas.
“A ideia é que a Sabesp, a categoria e o Sintaema tenham mais informações sobre o controle e a segurança no ambiente de trabalho, sem falar na garantia do pagamento dos direitos e salários dos trabalhadores no dia. Não podemos mais admitir mais uma empresa fazer o que a SS Forte fez, um ataque aos direitos dos trabalhadores e a imagem da Sabesp”, destacou a direitos do Sindicato.
O Sintaema está junto na luta para garantir não só os direitos do sabespianos e sabespianas, mas do conjunto da classe trabalhadora que sofre que a terceirização e a privatização dos serviços públicos.