Home NÃO À PRIVATIZAÇÃO! Vereadores de São José dos Campos apoiam luta do Sintaema contra a...

Vereadores de São José dos Campos apoiam luta do Sintaema contra a privatização da Sabesp

“Não temos dúvida que a água estará ainda mais no centro das próximas lutas, não é por acaso a mudança em marcos legais, a proposição de leis que facilitam a privatização, sem falar da investida de anos do PSDB aqui no estado de São Paulo. Esse cenário só revela a centralidade da luta do Sintaema e das demais entidades não só em defesa da Sabesp, mas também pela garantia de direitos e do futuro da população”, afirmou o presidente do Sintaema, José Faggian, durante audiência pública contra a privatização da Sabesp, nesta terça (5), na Câmara de Vereadores de São José dos Campos (SP).

A audiência pública é fruto da mobilização do Sintaema em torno da defesa da empresa e contou com o apoio e realização da Frente Parlamentar de São José dos Campos contra a privatização da Sabesp, composta pelos vereadores Amélia Naomi (PT), Juliana Fraga (PT) e Zé Luís (PSD).

“Para nós do Sintaema a iniciativa dos vereadores de São José dos Campos é muito importante e reforça nossa jornada em defesa da água como bem público que vem de anos. Mas, precisamos avançar, aglutinar mais forças para alertar o conjunto da população sobre o que está em jogo com a proposta do governador Rodrigo Garcia”, emendou Faggian.

Água não é mercadoria!

Durante a audiência as entidades também alertaram que a essência da pauta do governo é pela lógica do mercado é do lucro e que a privatização atacará em cheio a luta de anos pela universalização e a garantir o direito à água e ao saneamento básico de qualidade e público.

“Como terceira maior empresa de saneamento do mundo, Sabesp atende 375 municípios em nosso estado, com um serviço de qualidade e referenciado no mundo. Outro destaque que é importante lembrar é que 30% do total de investimento (R$ 21 bilhões) realizado no Brasil, no período de 2016 a 2020, em saneamento foram feitos pela Sabesp. Só isso revela a força da empresa e sua importância para o país”, referendou Faggian.

Confira aqui como foi a audiência pública: