A direção do Sintaema recebeu na quarta-feira (28) o dirigente Quim Boix, secretário geral das Uniões Sindicais Internacionais dos Aposentados e Pensionistas (UIS), entidade que é ligada à Federação Sindical Mundial (FSM).
A atividade foi organizada pelo departamento de Aposentados do Sintaema e pela CTB Nacional combinando a vinda de Quim ao Brasil, juntamente com uma delegação da FSM, para participar de uma conferência.
O diretor do Sintaema Helifax Pinto de Souza, trabalhador aposentado da Sabesp, mediou o encontro ocorrido na sede do Sintaema. Para a ocasião, Quim Boix preparou uma palestra sobre a realidade dos aposentados e pensionistas em diversos países.
Para o dirigente da UIS/FSM, apesar das diferenças em relação ao PIB e particularidades nas políticas adotadas por diversos países, há uma tendência geral no mundo de redução dos benefícios dos (as) aposentados (as) e pensionistas.
Na opinião de Quim Boix, o aposentado é visto em quase todos os países como uma despesa e não como um investimento. De acordo com ele, a capacidade dessa categoria e as experiências de vida têm sido desconsideradas como sendo algo de valor para a sociedade.
Para Helifax, Quim Boix reforçou a necessidade de organização dos aposentados e pensionistas. “A organização dos aposentados é importante para fazer valer seus direitos e suas pautas que estão ligadas à necessidade econômica, de segurança, lazer, saúde e aparelhamento de espaços para as pessoas idosas”, completou.
O secretário de Relações Internacionais da CTB, Nivaldo Santana, participou da atividade que também reuniu aposentados de outras categorias de trabalhadores (as). A direção do sindicato dos metroviários enviou representante para o encontro.
Galeria de fotos