Home Notícias Queimadas dobraram durante último ano do governo Bolsonaro

Queimadas dobraram durante último ano do governo Bolsonaro

Levantamento MapBiomas, publicado no dia 31 de janeiro de 2023, revela que as queimadas em florestas brasileiras quase dobraram em 2022. O estudo aponta que, sob a política de Jair Bolsonaro, o Brasil computou um crescimento de 93% na área de floresta devastada.De acordo com o índice, 85% da devastação foi concentrada na Amazônia. Apenas no último ano de governo do Bolsonaro, o país perdeu 2,8 milhões de hectares de florestas.

No ano anterior, o índice apontou para 1,4 milhão de hectares atingidos pelo fogo. Se considerados todos os terrenos, não apenas as florestas preservadas, o país viu 16,3 milhões de hectares em chamas. Trata-se de uma área equivalente ao estado do Acre.

Os biomas mais afetados foram a floresta amazônica e o Cerrado, com 7,9 milhões e 7,4 milhões de hectares perdidos, respectivamente. Ao considerar que a área brasileira de Cerrado é equivalente à metade da área de floresta amazônica, a conclusão é de que o Cerrado é o bioma que mais sofre com as queimadas.

Queimadas e águas

Os dados apontam para uma piora expressiva na devastação durante os últimos anos. Contudo, o cenário é devastador em uma escala ainda maior. De acordo com os dados, o Brasil perdeu 15,7% da superfície de água doce em 30 anos, de 1990 a 2020. No estado do Mato Grosso, houve a seca de 50% das águas aparentes. O estudo revela que não é apenas a Amazônia sob risco. O Pantanal, maior planície de alagamento do mundo, perdeu 68% das águas em superfície nesse período.

O Ministério Público do Mato Grosso realiza, nesta semana, um seminário sobre a questão das águas. A série de encontros virtuais é intitulada “Nascentes, Veredas e Áreas Úmidas“. O procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe chamou a atenção para a urgência do tema hoje, durante a abertura do evento. “Falar sobre a importância da água é fundamental. Assim como investir na educação ambiental nas escolas e na conscientização dos adultos para que possamos preparar as futuras gerações.”

Fonte: Rede Brasil Atual