O Brasil ainda precisa melhorar e muito a vida de seus habitantes, já que o país está em 84º no ranking mundial do relatório sobre o Índice de Desenvolvimento Humano pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento – Pnud da ONU, divulgado hoje (15).
Para se fazer o estudo do indicador de qualidade de vida dos países, o relatório do IDH leva em conta melhorias em saúde, renda e educação, entre outros, e quanto mais o índice for próximo de 1, mais alto é o desenvolvimento no país. O Brasil alcançou o índice de 0,765.
Vale ressaltar que o cálculo é referente a 2019, antes da pandemia, e o país caiu cinco pontos em relação a 2018, quando estava em 79º lugar.
Noruega, Suíça e Irlanda lideram os três primeiros lugares no ranking, com IDH de 0,957 e 0,955, respectivamente, enquanto que o Níger, na África, tem o pior índice de desenvolvimento humano: 0,394.
Este relatório mostra o quanto o Brasil precisa avançar em pontos fundamentais para que os brasileiros tenham mais qualidade de vida, como na educação. O saneamento básico também é outro ponto fundamental, já que impacta diretamente na saúde da população.
Por isso a importância de se lutar por avanços na educação e também pelo acesso à água tratada e ao saneamento.
Continuaremos sempre juntos na luta por um país melhor!