Sabesp – Vivest | Boa notícia: avanços e melhorias nos planos de Saúde!

Publicado em 16/12/2020

Tamanho da fonte:

Desde agosto de 2019 os nossos planos de saúde saíram da Sabesprev e passaram a ser administrados pela Funcesp, atual Vivest.

O Sintaema acompanhou todo o processo de mudança e vem acompanhando o funcionamento dos novos planos participando das reuniões com a comissão de saúde, da qual faz parte, e sempre muito atento, vem buscando melhorias e atuando com rigor em qualquer mudança que possa prejudicar os trabalhadores.

Ontem, dia 15, durante a reunião da comissão de saúde fomos informados que o plano de saúde dos trabalhadores ativos da Sabesp está com superávit de cerca de R$ 80 milhões, uma ótima notícia!

Esse resultado abre espaço para melhorias no plano, o que acontecerá nos próximos meses, inclusive a empresa já contratou uma consultoria para fazer um estudo e propor a melhor forma de uso desses recursos, recursos esses que pertencem aos trabalhadores.

Prontamente na mesma ocasião, o Sintaema contribuiu indicando o que deve ser prioridade nessas mudanças, como por exemplo, melhorar a rede credenciada, estimular campanhas preventivas, isenção parcial ou total nos casos de doenças crônicas e principalmente reduzir as coparticipações.

É importante lembrar que quando os planos de saúde eram administrados pela Sabesprev, os recursos dos aposentados, dos agregados e dos ativos eram misturados e por isso não conseguíamos enxergar exatamente como se davam as receitas e as despesas.

Hoje, nos novos planos, temos como verificar esses resultados porque as massas estão separadas, e graças a isso identificamos o superávit dos planos dos ativos e, como já dito, poderemos reduzir os custos e melhorar as condições gerais do plano.

Outro ponto importante a se observar é que hoje apenas uma minoria dos trabalhadores, menos de 30%, consegue permanecer no plano de saúde quando se aposenta por causa dos altos custos, ou seja, na prática apenas permanecem no plano aqueles que têm salários altos.

Nas mudanças que estão acontecendo a Vivest oferecerá, além dos planos que já temos acesso, uma gama de outros planos, alguns com valores em torno de R$ 750,00 por pessoa, o que ainda não é o ideal, porém já permitirá agora que muitos dos nossos companheiros possam permanecer com um plano de saúde após deixarem a empresa.

É necessário dizer também que os novos planos oferecidos pela Vivest com valores mais acessíveis também poderão ser utilizados pelos aposentados e agregados que hoje estão nos atuais planos, por meio de um processo de migração.

PLANOS DE SAÚDE APOSENTADOS E AGREGADOS (CONFIRA AS TABELAS)

Por fim, o dever do Sintaema é defender os interesses dos trabalhadores e buscar justiça para nossa categoria, dessa forma os recursos dos trabalhadores ativos serão utilizados para melhorar os planos dos ativos, os aposentados de menor renda terão uma opção de plano mais acessível e os aposentados que hoje já estão nos planos atuais, caso tenham dificuldade de pagar as mensalidades podem optar por um plano mais acessível e continuar com a cobertura.

Juntos na luta, juntos na saúde!

Compartilhe agora com seus amigos
TwitterFacebookWhatsApp

Voltar ao Topo