A CTB e demais centrais sindicais enviaram ontem (5) a proposta de reajuste do piso regional para o Estado de São Paulo à Secretária de Desenvolvimento Econômico do Governo, Patrícia Ellen.

De acordo com a reivindicação das centrais, a valorização do Piso Regional propicia o desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores e habitantes do Estado de São Paulo como um importante instrumento de democratização da renda, de promoção do crescimento sustentável do consumo e inclusão social.
Além do que, a valorização do Piso Regional promove a melhoria da distribuição de renda e protege os trabalhadores que estão na “base da hierarquia salarial, dos segmentos mais vulneráveis, presentes em setores e regiões onde a organização sindical tem menor alcance.”
Entre as considerações da proposta estão recompor a defasagem acumulada pelo Piso Regional do Estado de São Paulo em relação ao INPC e ao Salário Mínimo e considerar no cálculo do reajuste a variação do preço da Cesta Básica pesquisada pelo DIEESE na Capital do Estado.
O Sintaema, como defensor dos trabalhadores e trabalhadoras, apoia essa proposta e espera que o governo tenha a sensibilidade de atender ao justíssimo pleito. Confira em anexo a proposta na íntegra.
Estamos juntos pela valorização do piso regional no Estado de São Paulo!
PROPOSTA DA CENTRAIS SINDICAIS | Piso regional SP, Desenvolvimento e Distribuição de Renda