A direção do Sintaema recebeu a denúncia de que, na noite do último dia 20 para 21 de outubro, criminosos invadiram a oficina da Sabesp Guarapiranga, localizada na Rua José Rafaeli, 284, e roubaram diversas peças e materiais essenciais para a manutenção dos sistemas de abastecimento de água.
Esse novo episódio de insegurança escancara o abandono da empresa e o descaso com as condições de trabalho pela gestão privada da Sabesp, que enfraquece a estrutura da companhia, reduz equipes e deixa trabalhadores e instalações vulneráveis.
Os dados são alarmantes: entre janeiro e setembro deste ano, foram registrados 1.081 roubos, furtos ou tentativas em unidades da Sabesp — número que já supera a média anual de 800 ocorrências. Fios, cabos, equipamentos e peças continuam sendo o principal alvo dos invasores, comprometendo o funcionamento de sistemas essenciais e expondo os trabalhadores ao risco constante.
A direção do Sindicato alerta que a falta de políticas efetivas de segurança coloca em risco tanto os trabalhadores e trabalhadoras, quanto o serviço prestado à população.
O Sintaema tem lutado intensamente para exigir da direção da Sabesp privada condições dignas de trabalho, segurança nas unidades e respeito a quem garante, todos os dias, o funcionamento do saneamento em São Paulo.
“Não aceitaremos que a busca por lucro se sobreponha à vida e à dignidade de quem trabalha e de quem depende da Sabesp”, avisa a direção do Sindicato.
Sabesp, respeite nossos direitos e nossa vida! Queremos condições dignas de trabalho e segurança!