Home NÃO À PRIVATIZAÇÃO! Soberania | Fenatema prepara documento para entregar a Lula

Soberania | Fenatema prepara documento para entregar a Lula

Contra os retrocessos vividos nos últimos seis anos, desde o golpe de 2016, e com o objetivo de garantir o fortalecimento e soberania dos setores do meio ambiente, energia e saneamento, a direção da Federação Nacional dos Trabalhadores em Água, Energia e Meio Ambiente (Fenatema) se reuniu nesta segunda (30) para discutir e preparar um documento para ser entregue ao pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva, no qual apresenta a situação desses setores e aponta propostas para um programa que tenha por centro a soberania, preservação e defesa da vida.

A atividade contou com participação de entidades do Nordeste, Sul e Sudeste. Além de José Faggian; do presidente exercício da Fenatema, André Paladino; do diretor da Fenatema, Madureira; do presidente exercício dos Eletricitários de São Paulo, Sergio Canuto; e do diretor da Fenatema, Madureira; participaram da reunião dirigentes do Sintsama-RJ; do Sindagua, de Niterói/Rio de Janeiro; do Saemac, no Paraná; do SIMA, no Rio de Janeiro; do Staemcp, de Cornélio Procópio e Região no Paraná; do  STIU da Paraíba; do Stieesp; do Stieennf de Campos de Goytacazes, no Rio de Janeiro; do STIEPAR de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro; do Sindelpar no Paraná; do Sindenel no Paraná; e do Stiehi Eletricitários de Ourinhos, São Paulo.

“Uma iniciativa importante e urgente para esses setores. Vivemos uma onda de completo desmonte e de privatização que coloca em risco serviços referenciados e o acesso dá grande maioria da população, sobre a que mais precisa”, externou o presidente do Sintaema, José Faggian, ao lembrar que “para a iniciativa privada o serviço só chega se gerar lucro”.

E completou: “Se não barrarmos o projeto em curso desde 2016 muitos serão prejudicados. A conta é simples, ao passo que os governo Rodrigo Garcia e Jair Bolsonaro querem agradar empresários, banqueiros, grileiros etc., o povo segue pagando contas de energia mais caras, recebendo das empresas privadas de saneamento um péssimo serviço e o meio ambiente colapsa, com desastres que têm custado a vida do nosso povo”.

Luta em São Paulo

Faggian ainda indicou que em São Paulo o Sintaema já fez movimento similar ao entregar, no último dia 23 de maio, um documento em defesa do meio ambiente e contra as privatizações ao pré-candidato Fernando Haddad.

“São Paulo precisa de um projeto que busque a equidade e justiça social, com distribuição de renda e riqueza, emprego decente e salário digno; com a ampliação e o fortalecimento das políticas sociais universais como saúde, educação, saneamento e proteção social, sobretudo para quem mais precisa”, ressaltou o presidente do Sintaema ao destacar a importância da entrega do documento para Fernando Haddad.