Home Notícias Conta de luz mais cara é para garantir lucro de acionistas

Conta de luz mais cara é para garantir lucro de acionistas

Com certeza você deve estar assustado com os preços da luz, combustíveis, alimentos e gás de cozinha. Mas talvez o que você não sabia é que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou empréstimo de R$ 10 bilhões para as distribuidoras de energia que serão repassados ao consumidor com juros e deverão ser pagos em um prazo de cinco anos.

No total, estima-se que o conjunto da população já deva R$ 40 bilhões que irão para os bolsos dos acionistas das distribuidoras de energia que operam no país.

Manobra

A manobra da Aneel avança diretamente contra o bolso de quem mais precisa, os trabalhadores e trabalhadoras. E a justificativa para a liberação para a tomada de empréstimos pelas distribuidoras de energia foi prejuízos no setor.

No entanto, segundo reportagem do Jornal Valor Econômico, a holding italiana de energia elétrica Enel – que explora o setor em São Paulo – divulgou  lucro líquido de 3,19 bilhões de euros em 2021, alta de 22,2% ante o ano anterior. E mais, a receita da Enel cresceu 33% na mesma base de comparação, para 88,01 bilhões de euros.

Lembrando que o preço da energia elétrica subiu em 2021 mais de 35% na cidade de São Paulo, uma das mais altas do país. Na média do Brasil, a alta é de 30,3% no período analisado.

É por essas e outras manobras que o Sintaema é CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS!

Com informações das agências