Home Destaque 5 de Junho | Dia Mundial de luta em defesa do Meio...

5 de Junho | Dia Mundial de luta em defesa do Meio Ambiente!

Hoje, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente, um dia para resistir e fortalecer a luta em defesa da biodiversidade mundial e reafirmar nosso compromisso com um projeto que associe desenvolvimento social com preservação do meio ambiente.

‌E para marcar esta data, nesta terça, 6 de junho, faremos um ato na porta da CETESB, para reiterar a luta e homenagear os trabalhadores e trabalhadoras que atuam para que nosso meio ambiente siga protegido e vivo.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído em 1974 pelas Nações Unidas, é uma data que atravessou fronteiras e mobiliza milhares de pessoas de diferentes nações todos anos sobre a importância não só da conscientização, mas sobretudo da denúncia de projetos políticos e econômicos que destroem o meio ambiente e atacam nossas riquezas naturais.

Para o Sintaema, que em 2023 completa 48 anos de existência, não há futuro e nem desenvolvimento se não houver preservação do meio ambiente. Nossa luta sempre combinou defesa dos direitos e avanço das conquistas para os trabalhadores com a preservação do meio ambiente e da água como um direito humano. Para nós defender a soberania nacional, é defender um projeto nacional compatível com as atuais exigências de um desenvolvimento sustentável.

No nosso entendimento só a luta e resistência podem promover avanço civilizacional, mas essas devem estar atreladas à garantia da qualidade de vida no planeta. Ou seja, não há avanço real sem preservação do meio ambiente. Então, o dia de hoje é para reafirmarmos nossa luta em defesa da fauna, dos recursos hídricos, por um projeto de uso e ocupação do solo sustentáveis, por um zoneamento econômico-ecológico que estimule o uso de energias renováveis. É um dia para defendermos a proteção de todos os biomas do país, com destaque para a Amazônia e a Mata Atlântica, um dia para reafirmarmos nosso apoio à luta dos povos originários e para dizermos não às políticas de desmonte de Tarcísio de Freitas.

Além do exposto, o Dia 5 de Junho também é um dia para homenagearmos quem luta e quem trabalha pela preservação do meio ambiente, como é o caso dos trabalhadores e trabalhadoras da Fundação Florestal e da CETESB, que atuam de forma incansável – mesmo com as péssimas condições impostas pelos cerca de 30 anos de governos tucanos e agora pela gestão bolsonarista de Tarcísio – para preservar a fauna e flora paulistana e o meio ambiente como um todo.

E é para essas categorias e para o conjunto da população que o Sintaema, como defensor dos trabalhadores do Meio Ambiente, continuará lutando pela preservação ambiental de nossas matas, parques e biomas, e contra toda a forma de agressão à natureza, às pessoas e a toda nossa biodiversidade.

Sabemos que é urgente assegurar o equilíbrio ecológico e reiteramos nossa defesa de que esse equilíbrio deverá estar sustentado em um projeto que promova um desenvolvimento social e econômico que garanta ao povo trabalho e vida dignos.

Juntos na luta!
Direção do Sintaema