Home Notícias Covid | Em São paulo, 9 milhões estão em atraso com 3º...

Covid | Em São paulo, 9 milhões estão em atraso com 3º dose da vacina

Balanço apresentado pela Secretaria Estadual de Saúde  de São Paulo, publicado pelo Jornal Estado de São Paulo, mostra que ao menos 9 milhões de moradores do Estado estão com a 3ª dose da vacina contra a covid-19 em atraso. O relatório ainda mostra que há 7 milhões que poderiam tomar a 4ª injeção e ainda não tomaram.

Na capital, embora a 4ª dose esteja disponível há três meses para todos os adultos, 3,7 milhões de paulistanos não buscaram os postos de saúde para receber esse reforço. Já em relação à 3ª injeção, esse passivo é de 2,1 milhões, informou a Secretaria.

Segundo o órgão, com a nova alta de casos do vírus na última semana, especialistas têm afirmado que 3ª e 4ª injeções são a melhor forma de evitar o avanço acelerado da doença, com a nova subvariante da Ômicron, a BQ.1. .

O comunicado da Secretaria de Saúde, que considerou a população a partir dos 12 anos (no total, 38 milhões no Estado), para quem a 3ª dose já foi recomendada, ainda recomenda, principalmente para grupos mais vulneráveis, retomar o uso de máscaras em lugares fechados.

Para esse reforço, o Estado considera apto o público com 40 anos ou mais, embora as cidades tivessem autonomia para recomendar o complemento para um grupo mais amplo. A capital, por exemplo, aplica a 4ª dose a todos os adultos.

Para o Sintaema, os dados deixam claro a importância de todos e todas irem se vacinar. Esse passo é de vital importância para perservação da vida. Lembrem-se: tomar a vacina é respeitar a vida do próximo!

Todos juntos na luta contra o coronavírus!

Com informações do Estadão