Com aula e oficina sobre redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, começou nesta quinta-feira (27) o Curso de Mídias Sociais, promovido pela CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), em São Paulo. Voltado a dirigentes dos movimentos sindical e social, o curso terá quatro rodadas, de 15 em 15 dias, no Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo).
A aula inaugural foi ministrada pela jornalista Larissa Gould, pós-graduada em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e editora de Mídias Sociais do Brasil de Fato, além de integrante do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC). No primeiro dia, o conteúdo foi dividido em três partes: “Introdução às redes sociais e algoritmos”; “Seja um formador de opinião. Como usar as redes próprias e dos sindicatos”; e “Como fazer uma postagem. Facebook, Instagram e Twitter”.
Entre os dirigentes presentes estavam Getúlio Vargas Júnior, presidente da Conam (Confederação Nacional das Associações de Moradores); os secretários nacionais da CTB Ronaldo Leite (Formação e Cultura), Nivaldo Santana (Relações Internacionais) e Luiza Bezerra (Políticas para a Juventude Trabalhadora); e os dirigentes municipais do PCdoB São Paulo Antônio Pedro, o Tonhão (Movimentos Sociais) e André Cintra (Comunicação).
As próximas aulas estão previstas para 11 e 25 de julho e 15 de agosto, sempre das 8h30 às 12 horas. Haverá exposições e oficinas sobre temas como memes, lives (transmissão ao vivo nas redes sociais), listas e grupos do Whatsapp, técnicas de publicação e distribuição de conteúdo, elementos gráficos e audiovisuais, anúncios no Facebook e posts patrocinados, técnicas de SEO.
Interessados ainda podem se inscrever para aulas avulsas junto à CTB ou tirar dúvidas pelo número (11) 97176-9425 (WhatsApp).
Programação
Dia 01 (27/06/2019) das 8:30 às 12 horas
Introdução às redes sociais e algoritmos
A nova ordem política e cultural do mundo pós popularização da Internet. Convergência dos meios, montagem e ajustamento das novas relações de monopólio das mídias. O que são e como funcionam os Algoritmos. Criação das bolhas de conteúdo e suas consequências.
Seja um formador de opinião. Como usar as redes próprias e dos sindicatos
Como ser um formador de opinião nas redes sociais e como se comportar nas redes sociais. Diferenças da rede social própria e a do sindicato/partido. Como utilizar sua rede própria para fomentar as redes institucionais e vice-versa.
Como fazer uma postagem. Facebook, Instagram e twitter
Conceitos básicos – qual a linguagem de cada rede social: tamanho de texto, tipo de foto/artes/vídeos, tipo de linguagem e como se posicionar. Oficina prática de postagem em cada uma das redes sociais
Dia 2 (11/07/2019) das 8:30 às 12 horas
MEMES, Gifs e elementos gráficos. Facebook, Instagram e twitter
Como fazer? Ferramentas e técnicas. Apresentação das ferramentas para criação de MEMEs, Cards e Gifs. Oficina prática de como fazer as artes gráficas.
Transmissão ao vivo por Celular e publicação e edição de vídeos. Facebook e Instagram (feed e IGTV)
Como se comportar nos grupos, diferença de lista e grupo (aberto e fechado), coerência na distribuição. Oficina prática, criar um grupo e uma lista de transmissão no whatsapp. Uso de Hashtags no instagram e twitter. Como acompanhar os trends. Uso dos grupos no Facebook.
Básico de Distribuição de conteúdo (Listas e Grupos do Whatsapp, Facebook, Instagram e twitter)
Como se comportar nos grupos, diferença de lista e grupo (aberto e fechado), coerência na distribuição. Oficina prática, criar um grupo e uma lista de transmissão no whatsapp. Uso de Hashtags no instagram e twitter. Como acompanhar os trends. Uso dos grupos no Facebook.
Dia 3 (25/07/2019) das 8:30 às 12 horas
Facebook – técnicas de publicação avançado. Identifique o seu público. Relatórios e tendências do facebook, instagram e twitter
Criação da persona da entidade. Fazer diagnóstico das redes sociais: como identificar públicos e temas de interesse. Quantas vezes e que tipo de conteúdo postar. Como se comportar em cada uma das redes.
Facebook, Instagram e Twitter – técnicas de distribuição de conteúdo avançado
Técnicas de distribuição de conteúdo. Como fazer uma live ter bom desempenho. Uso de grupos, eventos, hashtags, twitaços e trends. Como envolver os dirigentes e a base no engajamento. Técnicas de engajamento orgânico (sem impulsionamento financeiro).
Elementos gráficos e audiovisuais. Memes, Cards, fotos e vídeos. Facebook, twitter e Instagram
Ferramentas para fazer memes, cards e materiais gráficos para utilizar nas redes sociais. Como selecionar imagens para cada rede social. Ferramentas de edição de vídeo. Oficina prática de produção de memes, cards e edição de vídeo.
Dia 04 (08/08/2019)
Fake Live, Live, OBS e transmissão cruzada
Como fazer um um Fake live e quais as vantagens e desvantagens. Como utilizar o OBS em uma transmissão ao vivo e fazer transmissão cruzada. Oficina prática de transmissão cruzada e fake live.
Anúncios no Facebook e posts patrocinados
Quais as diferenças de um anúncio e um post patrocinado no facebook. Como e quando usar anúncios. Como fazer um anúncio. Oficina prática de como fazer um anúncio (só serão concluídos os anúncios dos sindicatos que autorizarem, os demais farão o processo mas não irão finalizar o anúncio).
Técnicas de SEO
Técnicas de otimização de busca. Texto: técnicas para título, linha fina e corpo do texto. Uso de tags e palavras-chave. Fotos e URLs. WordPress: uso do plugin de SEO. Oficina prática de SEO.