Home Notícias Sabesp anuncia bônus e coloca chicote na mão de superintendentes

Sabesp anuncia bônus e coloca chicote na mão de superintendentes

Após live do presidente da Sabesp, nesta sexta (3), a direção do Sintaema recebeu diversas ligações de trabalhadores e trabalhadoras indignados com o anúncio da nova proposta de “bônus”, que a empresa está chamando de salários variáveis, a serem dados aos superintendentes e alguns gerentes da empresa.

Segundo relatos dos trabalhadores e trabalhadoras que acompanharam a live, o presidente da Sabesp disse que esses bônus serão pagos aos superintendentes e gerentes que cumprirem as metas.

E para o peão? Chicote nas costas!

O Sintaema repudia esse tipo de política que privilegia somente a chefia e deixa de lado quem está no dia a dia atendendo de porta em porta a população e garantindo o acesso ao serviço: o trabalhador e a trabalhadora.

Vale lembrar que o discurso de posse dessa nova gestão tinha como ‘premissa as pessoas, a valorização’. “Agora sabemos para quem vai a valorização e quem serão os penalizados pela gestão da nova direção da Sabesp. Visto que para garantir esse bônus, o chicote vai estalar nas costas de quem estiver na ponta”, alerta o Sintaema.

Leia também – Eleição para Delegado Sindical | Inscrições começam nesta segunda (6)

A direção do Sindicato reafirma que a Sabesp precisa e muito é da realização de um concurso público, pois nossos trabalhadores estão super atarefados com a falta de mão de obra própria. “É urgente a contratação, via concurso, de novos trabalhadores, pois as empreiteiras contratadas pela Sabesp só mancham a imagem da empresa, muitas vezes deixando a população muito revoltada com o serviço”..

Vale lembrar que o Sindicato tem cobrado, permanentemente, a fiscalização desses contratos, mas a falta de pessoal dificulta essa tarefa. Além disso, essas empreiteiras, muitas vezes, não cumprem com a garantia dos direitos dos seus funcionários, com sucessivos atrasos de salários, benefícios e EPIs para o trabalho.

Temos que ter mudança sim, temos que ter eficiência sim, mas com o objetivo de alcançar a universalização do saneamento e atender ainda melhor a população e não de garantir que uns poucos se beneficiem do trabalho de milhares. “Essa live demonstra que está instalada a festa para os superintendentes e gerentes, enquanto que para o trabalhador só sobra o pão duro”, sentencia o Sindicato..

O Sintaema acredita no potencial do conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras, não só de uma parcela da categoria. E consideramos um desrespeito essa proposta de ” bônus” somente para uma parcela do quadro da Sabesp.

Fica aqui a nossa indignação! Vai ter luta!