Sem avanços na proposta e mesmo com o governo ameaçando judicializar a luta, os trabalhadores e trabalhadoras da CETESB ratificaram por ampla aprovação greve a partir da zero hora de amanhã (22). Os representantes do sindicato e das demais entidades de luta colocaram as questões que levaram ao movimento paredista.
Foram quatro rodadas de negociação que resultaram em uma proposta aquém do justo e merecido, uma vez que 0% de reajuste e sequer conceder a Cesta de Natal está abaixo do merecido.
Já não houve reajuste ou aumento real no ano passado, e a empresa não está tendo gastos com os trabalhadores que estão em Home Office, estes sim tiveram aumento de gastos com energia e internet.
Se a CETESB é hoje uma empresa reconhecida mundialmente é graças aos trabalhadores. Os sindicatos tentaram de tudo para não precisa ir para o movimento paredista, mas não houve sensibilidade por parte do governo e não restou outra opção.
Embora o governo esteja querendo afirmar que a greve é abusiva, os trabalhadores e trabalhadoras da CETESB desenvolvem um trabalho sério, sabem de suas responsabilidades, portanto, serão cumpridas as escalas de plantão no sentido de não comprometer o trabalho desenvolvido em defesa do Meio Ambiente.
Os demais trabalhadores entrarão em greve, inclusive os que estão em Home Office desligarão seus computadores.
O presidente do Sintaema, José Faggian, novamente iniciou sua fala lamentando as 502 mil mortes pela Covid-19 pela inconsequência e negacionismo do presidente Bolsonaro, mas que há esperança de mudanças, haja vista os protestos do último sábado pelo Brasil contra o governo federal.
Sobre o ponto principal da assembleia, a campanha salarial e a greve, Faggian ratificou o que os demais representantes sindicais haviam dito: não restou outro caminho senão o do movimento paredista e convocou todos para a luta.
Encaminhamentos:
-Greve a partir da zero hora de amanhã (22)
-Ato às 9h na Sede da Cetesb com a presença dos trabalhadores que puderem comparecer.
-Nova assembleia virtual amanhã (22), às 16h para avaliar a situação se houve avanços ou não.
Atenção: o link estará disponível hoje no site do Sintaema e as inscrições poderão ser feitas até às 15h de amanhã (22).
Todos juntos nesta luta em defesa dos trabalhadores da CETESB!
Governo estadual, valorize aqueles que cuidam do Meio Ambiente!