Home Notícias Cetesb – Campanha Salarial 2021 | Assembleia decide por ampla maioria: greve...

Cetesb – Campanha Salarial 2021 | Assembleia decide por ampla maioria: greve continua!

Reunidos em assembleia virtual na tarde de hoje (23), os trabalhadores e trabalhadoras da CETESB aprovaram por ampla maioria a continuidade da greve. Conforme já informamos, o Sintaema ingressou junto ao Tribunal com o pedido de dissídio coletivo, bem como o julgamento do mérito e audiência de conciliação, porém ainda não houve um retorno.

Os representantes sindicais ressaltaram durante a assembleia a importância do ato pacífico realizado na parte da manhã de hoje seguindo todos os protocolos sanitários que o momento exige, e frisaram a ótima interação com os trabalhadores alcançada pela transmissão do ato nas redes sociais.

Muito pertinentes foram as colocações dos representantes sindicais que mostraram indignação perante o descaso da CETESB com o digno pleito, e abordagem sobre a economia que a CETESB vem fazendo devido ao teletrabalho, já que a empresa está economizando com materiais de higiene, água, energia elétrica, descartáveis, café, entre outros, e mesmo assim a direção diz que não tem como repor a inflação sequer.

Além disso, o aumento do preço das licenças da CETESB havia sido contestado na justiça pela FIESP, que obteve uma liminar favorável e os preços vinham sendo pagos com base no Decreto antigo.

Porém, neste mês, a Justiça deu ganho de causa para a Companhia, que está cobrando a diferença dos valores pagos. Para se ter uma ideia, há empresas que pagaram R$ 4.000,00 com base no decreto antigo, e agora precisam pagar R$ 14.000,00. Ou seja, a empresa tem seus ganhos.

O tratamento que o governo Doria dispensa aos trabalhadores das empresas públicas é este, um desmonte das instituições, sucateando e precarizando as relações de trabalho, não há concurso público há anos”, desabafou o presidente do Sintaema, José Faggian.

Esse mesmo tratamento é dado a outras empresas do Estado, sem renovação de acordos e retrocessos nas conquistas, como no caso dos metroviários, e ameaça de privatizações, como na Sabesp”, concluiu.

Por fim, foram aprovados os seguintes encaminhamentos de luta:

-Manter a greve;

-Fazer um novo ato amanhã (24) a partir das 9h, com transmissão ao vivo às 11h, seguindo todos os protocolos sanitários;

-Nova assembleia amanhã (24) às 16h. Atenção: esse horário poderá ser alterado caso seja marcada a audiência do julgamento amanhã por volta desse horário.

Um aviso do Sintaema à direção da CETESB: Não aceitaremos qualquer forma de perseguição aos trabalhadores!

Mais uma vez o presidente Faggian tranquilizou os companheiros e companheiras em relação à intimidação que a empresa vem fazendo aos trabalhadores em greve, e explicou que o Sintaema é quem vai tratar dessa questão, inclusive o sindicato já providenciou um ofício que será entregue à empresa pedindo esclarecimento sobre essa atitude inaceitável.

“O Sintaema não vai tolerar mensagens que constranjam nossos trabalhadores no seu legítimo direito de greve, a decisão da assembleia é soberana!”, frisou Faggian.

Caso a empresa “não saiba”, a Lei de Greve diz que “é vedado às empresas adotar meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho, bem como capazes de frustrar a divulgação do movimento”.

Além disso, o PL 4742/2001, que tipifica o assédio moral no trabalho como crime, foi aprovado pela Câmara Federal em março de 2019, portanto, o Sintaema não vai tolerar essa arbitrariedade e já averigua junto ao seu Departamento Jurídico as medidas cabíveis!

Conforme já informamos, os trabalhadores podem enviar as mensagens recebidas da empresa à secretaria do Sintaema: secretaria@sintaema.com.br

“A adesão à greve está ótima, vem numa linha crescente, e os trabalhadores e trabalhadoras estão de parabéns!”, finalizou o presidente Faggian.

Juntos na luta, a greve continua!

Clique AQUI para acessar o link de inscrição, que também estará disponível no site do Sintaema.