A direção do Sintaema participou, na manhã desta quarta (10), da primeira reunião de negociação da campanha salarial dos trabalhadores e trabalhadoras da CETESB. A reunião foi aberta pelo presidente da empresa, Thomaz Miazaki de Toledo, que destacou em sua fala o espírito de fortalecer a CETESB e seu quadro funcional.
Além da direção do Sintaema, a reunião também contou com a participação da diretora de Gestão Corporativa, Liv Nakashima.
Leia também – Sintaema entrega pauta de reivindicações à direção da CETESB
Ao avaliar a apresentação da empresa, o presidente do Sintaema, José Faggian, afirmou: “Nesta primeira rodada, a empresa reconheceu a data-base a partir de 1º de Maio e já deixou indicado mais duas reuniões de negociação. Durante a reunião, destacamos que nosso objetivo é resolver a campanha salarial na mesa de negociação, sempre partindo do princípio de: nenhum direito a menos”.
O dirigente ainda reafirmou que a categoria não aceitará a redução do percentual de garantia de emprego e reafirmou sua reivindicação de que a estabilidade seja de 100%. “Como nossa premissa é partir sempre da ideia de nenhum direito a menos, achamos temerária qualquer proposta que tenha embutida a redução da garantia do emprego e vamos atuar para evitar isso”, frisou Faggian.
Ao defender a ampliação e melhoria da proposta, a direção do Sintaema lembrou que essa negociação ocorre em um clima econômico muito mais favorável e que, por isso, a valorização real da categoria e a abertura de novos concursos devem estar no topo da discussão. “Temos que ter em mente que o PIB de São Paulo cresce acima da média, por mais um ano, o que nos dá lastro para avançar e melhorar as propostas que estão em negociação”, destacou a direção.
Além disso, o Sintaema cobrou na reunião:
- Aumento real nos salários
- Aumento real dos vales Refeição e Alimentação
- Isonomia salarial com a categoria que recebe hoje o Piso Lei, Trabalho igual, salário igual
- A volta do pagamento da cesta básica de natal
- Os pagamentos dos retroativos dos dissídios coletivos de 2020 e 2021
- A realização urgente de concursos públicos
- Melhor comunicação sobre os encaminhamentos relacionados ao Plano de Carreira, ao PPR e ao Plano de Saúde
- Garantia de estabilidade dos delegados sindicais
Ficou acordado ainda que haverá mais duas reuniões de negociação, uma para o 17 de maio, às 14h, e outra para 22 de maio, às 14h.