Em assembleia realizada pelo Sintaema nesta quarta (18), a direção do Sindicato apresentou a proposta da CETESB até aqui e orientou a base sobre os rumos da campanha salarial em 2022.
“Apresentamos a categoria que a negociação tem sido tranquila e com avanços significativos, mas que nossa posição em aguardar até a próxima reunião de negociação – que ocorrerá na próxima segunda (23), às 15h – para avaliar no que a empresa pode avançar e assim debater com a categoria os rumos da campanha”, informou José Faggian, presidente do Sintaema, ao final da assembleia, que aprovou por unanimidade a orientação do Sindicato.
Durante a assembleia, Faggian listou os pontos contidos na proposta da empresa e os pontos que o Sintaema cobrou na última reunião do dia 16 de maio.
Proposta da empresa:
- – 96% e a garantia do emprego
- – A ultratividade do Acordo Coletivo
- – Oreconhecimento da data-base a partir de 1º de Maio
- -Reajuste salarial de 12,26% (IPC/FIFE).
Pontos cobrados pelo Sintaema:
- – Aumento real dos salários
- – Equiparação dos VA e VR com o da Sabesp
- – Acréscimo de 01 VR a mais por mês totalizando 25 vales
- – Volta da Cesta de Natal
- – Equiparação da gratificação de férias com o da Sabesp
- – Pagamento dos retroativos de 2020 e de 2021
- – A volta do pagamento do ATS – Adicional por Tempo de Serviço
- – Criação de um Plano de Carreira (PC) que contemple toda a categoria e o pagamento do PC já avaliado e retroativo a outubro 2021
- – Aplicação de concurso público
- – Estabilidade dos delegados e delegadas sindicais
- – Ampliação dos dias do atestado de acompanhante.
Após apresentação de toda a negociação a categoria aprovou o encaminhamento do Sintaema e deixou agendada nova assembleia para o dia 24 de maio.
Defesa dos Aposentados e Pensionistas
Durante a atividade, Faggian fez informe sobre a situação dos aposentados e pensionistas da CETESB. A direção do Sintaema cobrou maior empenho da CETESB na cobrança do governo para que se aplique os reajustes conseguidos em janeiro deste ano para os trabalhadores e trabalhadoras aposentados e pensionistas da empresa – que tem direito à complementação.