Ocorreu nesta terça (11) a segunda reunião de negociação da Campanha Salarial na Sabesp 2023. Na ocasião, a Sabesp abriu o processo de negociação apresentando a proposta da empresa para a estabilidade e, também, apresentou uma nova proposta para a escala de revezamento.
Sobre a estabilidade, a Sabesp indicou como proposta:
- O reconhecimento e a garantia do emprego paramos delegados sindicais;
- Garantia do emprego para 90% do efetivo de pessoal, de 30 de abril de 2023 até abril de 2024, mantendo-se os demais critérios estabelecidos no ACT 2022/2023.
Sobre a questão da escala de revezamento, que afeta 1.200 trabalhadores e trabalhadoras, a Sabesp apresentou:
- Horário fixo
- Proposta de jornada de trabalho de 12×36;
- Sem adicional noturno;
- Folga a cada 2 domingos;
- Concessão de intervalo para refeição, com média de 180 horas trabalhadas por mês;
- Média de 182,63 folgas por ano.
Após ouvir a apresentação das propostas da empresa, a direção do Sintaema se pronunciou criticando os rumos que a Sabesp quer dar para a Campanha Salarial.
“Começamos mesmo de forma ruim. Além do que já ocorreu com o PPR, a empresa agora propõe reduzir a estabilidade de 98% para 90%. Sem falar confusão em querer colocar a escala de revezamento no mesmo processo de negociação”, avaliou o presidente do Sintaema, José Faggian, ao afirmar que a discussão da mudança na escala de revezamento contamina todo o processo.
E completou: “Em tempos de ameaça de privatização diária, reduzir a estabilidade no emprego é mais um ataque a quem garante, ano a ano, lucros bilionários para a Sabesp”.
Sobre a escala de revezamento, a direção do Sintaema, rebateu a proposta de inserir o tema junto com a campanha salarial e propôs encaminhar o debate em outro espaço, para que se esgote o tema e também dê tempo para que o Sindicato possa debater essa questão com os trabalhadores que estão na escala de revezamento e aí chegar a um acordo. A partir daí podemos pensar em um aditivo ACT da categoria.
Faggian posicionou que o Sintaema é contra a proposta e lembrou que a atual escala de revezamento é uma importante conquista da categoria.
O Sintaema seguirá firme na luta para buscar um resultado positivo para a categoria e irá atuar para reverter a redução do índice da estabilidade.
Confira o calendário de negociação:
- 3ª Reunião de Negociação – Dia 19 de Abril, às 14h
- 4ª Reunião de Negociação – Dia 26 de Abril, às 15h