Home Destaque Sintaema durante audiência em Monte Alto (SP): “Privatizar a Sabesp é um...

Sintaema durante audiência em Monte Alto (SP): “Privatizar a Sabesp é um ato insano”

 Fotos da matéria: Ronaldo Maguetas

Em audiência pública realizada nesta terça (16), na Câmara de Vereadores de Monte Alto, o Sintaema apresentou sua posição sobre a proposta de privatização da Sabesp, destacou o prejuízo que será para a cidade e alertou o prefeito e vereadores para a centralidade desta luta.

Leia também – Sintaema reúne com vereadora para ampliar agenda de ação na Câmara de SP

No início, o presidente da Câmara Municipal, Thiago Cetroni (União Brasil/SP), presente na audiência, ouviu atentamente o a apresentação do presidente do Sintaema, José Faggian, que ressaltou que a empresa pública completará 50 anos este ano e edificou um legado de referência mundial.

“Nestas cinco décadas a Sabesp, através dos seus trabalhadores e trabalhadoras, se dedicou a oferecer para a população um serviço de referência e, hoje, atende mais de 70% da população paulista, em 375 municípios. Privatizar a Sabesp e destruir um legado premiado, reconhecido e copiado por diversos países do mundo”, defendeu na Tribuna o presidente do Sindicato.

De acordo com ele, a Sabesp é uma empresa lucrativa, muito bem avaliada nos municípios onde opera, inclusive em Monte Alto. “O principal argumento, em debate, contra a privatização, é a saúde da população, pois a Sabesp oferece mais do que água na torneira, ela oferece saúde e vida de qualidade para os paulistanos e paulistanas. Privatizar a Sabesp é insano”, afirmou Faggian.

Leia também – 49 vereadores (as) receberam carta-compromisso contra a privatização da Sabesp

E completou: “A privatização da Sabesp não é problema só dos trabalhadores, mas de toda a população. Não há argumentos razoáveis para a privatização da empresa”.

Na mesma linha, o professor José Everaldo Vanzo destacou que defender a Sabesp é defender a vida e lembrou exemplos de privatização que ocorreram no país como em Manaus, Campo Grande e Rio de Janeiro, que não foram bem sucedidos. “Movimentos como este, aqui na Câmara, são de enorme importância. Vender o controle da Sabesp é uma violação dos nossos direitos e patrimônio, sem falar do aumento da tarifa que tem castigado muitas cidades que tiveram sua água e sanemaneto privatizados”, justifica.

Leia também – Diadema (SP) | Sintaema participa de audiência pública em defesa da Sabesp

Os vereadores, José Claudio Inforçatti (Bicudo), Murilo Jácomo, professor Baltazar Garcia, Mauro Cavaletti, e Marcos Manzotti, além do ex-vereador, ex-presidente da Câmara e ex-vice-prefeito, Julio Raposo, também usaram da palavra e expressaram apoio a Sabesp e seus funcionários, posicionando-se contra a privatização da empresa.

Vamos juntos por uma Sabesp pública!

Com informações da Câmara de Vereadores de Monte Alto (SP) 
Fotos: Ronaldo Maguetas