Ocorreu nesta terça (9), a primeira mesa de negociação da Campanha Salarial na Sabesp 2024/2026 e o saldo já é de ganhos para a categoria com a garantia da data-base.
Após cobrança do Sintaema, a direção da Sabesp confirmou a manutenção da data-base e informou que na próxima reunião de negociação – que ocorrerá no dia 16 de abril – a empresa apresentará novas propostas para a categoria. “Um bom sinal, mas nossa luta segue pela aprovação dos demais itens da pauta, inclusive por um reajuste justo e que corresponda ao lucros bilionários [lucro foi R$ 3.5 bilhões em 2023] que a Sabesp vem acumulando há anos graças ao empenho da categoria. Sobre o reajuste, estamos nos balizando pelo índice do INPC que está muito superior que o da Fipe”, ressaltou o presidente do Sintaema, José Faggian.
Ao lembrar dos altos lucros da Sabesp e do papel da categoria para alcançar esses resultados, Faggian destacou que “a negociação iniciou bem, mas num contexto complicado. Tendo em vista o processo de privatização da Sabesp”. Ele lembrou que “a Sabesp tem capacidade financeira e pode repartir com os produtores dessa riqueza – os trabalhadores e trabalhadoras – esses lucros com a categoria e garantir, além da recomposição da inflação, aumento real, valorização dos benefícios, entre muitos outros pontos da pauta deste ano”.
Faggian ainda denunciou a entrega da gestão dos reservatórios do Estado e reiterou a posição contrária e de luta contra a privatização da Sabesp. “O Sintaema está empreendendo uma intensa jornada em todos os municípios que são atendidos pela Sabesp e por onde o Sindicato passa tem o apoio da população contra a privatização. E reafirmamos, não há acordo sobre isso, não aceitaremos a privatização”, frisou o dirigente.
A direção do Sintaema também elencou como pontos da negociação a recomposição da inflação da cesta básica da categoria – corroída nos últimos anos pela inflação -; reforçou a questão da segurança e cobrou a implementação de uma ação para combater a insegurança e os furtos e roubos nas unidades; fiscalizar e punir os casos de assédio moral e sexual – que na sua maioria dos casos são praticados por pessoas nos cargos de chefias -; entre outros.
Calendário de negociação
Ao final da reunião, a Sabesp propôs para a avaliação das entidades o calendário de reuniões de negociação, que ficou definido assim:
- 2ª Reunião de Negociação – Dia 16 de Abril, às 15h
- 3ª Reunião de Negociação – Dia 30 de Abril, às 15h
- 4ª Reunião de Negociação – Dia 7 de maio, às 15h
Sintaema, unidade e muita luta!