Home Destaque Governo Federal lança nova política para fomentar a reindustrialização

Governo Federal lança nova política para fomentar a reindustrialização

Nesta segunda-feira (22), o presidente Lula apresentou o plano da Nova Indústria Brasil, política do governo federal para fomentar a reindustrialização do país. Os investimentos são da ordem de R$ 300 bilhões até 2026.

Foram apresentadas metas e diretrizes até 2033. Esses parâmetros estão ligados às áreas de agroindústria; complexo industrial de saúde; infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade; transformação digital; bioeconomia; e tecnologia de defesa.

A apresentação do programa afirma que o objetivo das novas medidas é “fortalecer a indústria brasileira, tornando-a mais competitiva, e, assim, capaz de gerar empregos, de elevar a renda nacional e de reduzir desigualdades”.

O presidente Lula afirmou em seu discurso que é preciso financiar a exportação para que o Brasil se torne competitivo. “Para o Brasil se tornar competitivo, o Brasil tem que financiar algumas coisas que ele quer exportar. A gente não pode agir como sempre agiu, achando que todo mundo é obrigado a gostar do Brasil, que todo mundo vai comprar do Brasil sem que a gente cumpra com nossas obrigações. Debate a nível de mercado

Para a direção do Sintaema, o governo federal anunciou boas novidades para o país. “O Brasil precisa retomar o crescimento econômico e o governo mostra que o investimento público é essencial nesse contexto”.

foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil