Home Destaque Sintaema | MST faz história na luta pela terra e é referência...

Sintaema | MST faz história na luta pela terra e é referência no movimento popular

“O MST é um exemplo na luta contra os privilégios de classe e em defesa da maioria do povo, especialmente aqueles que mais precisam”, afirmou a direção do Sintaema nesta segunda-feira (22). Nesta data, o MST completou 40 anos de existência. “Os trabalhadores (as) do saneamento agradecem a parceria do MST, que tem fortalecido a nossa luta contra a privatização da Sabesp”.

De acordo com o Sintaema, o MST fez e faz história na luta pelo direito à terra enfrentando a violência, a falta de recursos e a discriminação. “O sonho de construir uma sociedade mais humana e igualitária levou o MST a construir legados para a sociedade brasileira e para a luta social. Colocou em pauta a luta pela reforma agrária e também vem praticando e pautando a defesa da produção de alimentos saudáveis”, acrescentou a direção do Sintaema.

Entre alguns dos episódios mais violentos da história brasileira e do MST está o massacre de Eldorado dos Carajás (PA) em abril de 1996. A polícia do Pará atacou marcha dos trabalhadores naquele município deixando 21 camponeses mortos e 79 feridos.

Referência na América Latina de luta camponesa, o MST atua organizado em 24 estados. Possui 185 cooperativas e 1,9 mil associações. São cerca de 400 mil famílias assentadas e mais 70 mil que vivem em acampamentos.

Foto: Leonardo Bruno