Home NÃO À PRIVATIZAÇÃO! Campanha Salarial Sabesp | Confira as primeiras conquistas

Campanha Salarial Sabesp | Confira as primeiras conquistas

A negociação coletiva na Sabesp começou e a luta do Sintaema, junto com a categoria, já garantiu avanços importantes.

A primeira reunião da rodada de engociação ocorreu nesta terça (12), na qual a direção do Sintaema fez breve análise da conjuntura no estado, informou sobre sua jornada de luta contra a privatização e destacou pontos importantes da pauta para a campanha salarial deste ano. E o Sindicato já saiu da reunião com  boas notícias!

Após cobrança do Sintaema, a direção da Sabesp confirmou a manuntenção da data-base, a garantia da ultratividade do acordo coletivo vigente até a aprovação do próximo acordo e a ampliação para seis meios períodos por semestre dos dias abonados para os trabalhadores e trabalhadoras que precisarem acompanha seus filhos de até 16 anos e pais e mães acima de 65 anos.

Mas a luta não para por aí!

Ao lembrar do desafio que foi garantir o serviço à população em tempos de pandemia, o presidente do Sintaema, José Faggian, destacou a brava atuação dos trabalhadores e trabalhadoras da Sabesp que atuaram na linha de frente do serviço.

“Foi o esforço coletivo de milhares de sabespianos e sabespianas que garantiu, mesmo em meio a uma crise econômica e sanitária, o avanço dos lucros da empresa. Nada mais que justo que isso se reverta em valorização para a categoria que garantiu isso”, afirmou Faggian ao lembrar que a luta é em defesa da valorização de quem faz da Sabesp a 3ª maior companhia de saneamento do mundo.

Faggian lembrou que “a Sabesp tem capacidade financeira e pode repartir esses lucros com a categoria e garantir, além da recomposição da inflação, aumento real, valorização dos benefícios, entre muitos outros pontos da pauta”.

A direção do Sintaema também destacou que já passou da hora da Sabesp realizar novos concursos e pontuou também a questão do “limbo previdenciário” – quando o trabalhador é liberado pelo INSS e não pela SABESP e fica sem receber. “Para essa questão, o Sindicato pensa ser uma saída a criação de um fundo para garantir a segurança desses trabalhadores”, sinalizou Faggian.

Privatização, não!

Durante sua fala, José Faggian também reafirmou que, além da luta permanente pela valorização da categoria, o Sintaema também segue firme na luta contra a privatização proposta pro João Doria e pela segurança dos milhares de empregos e pelo serviço de referência que a Sabesp presta à população de São Paulo.

Calendário de negociação

Ao final da reunião, a direção do Sintaema propôs a aprovação de um calendário de reuniões de negociação, com a realização de encontros virtuais para ampliar a participação de mais companheiros e companheiras.

Faggian ainda destacou que, por ser 2022 um ano eleitoral – fator que influencia nos prazos de fechamento de acordos – a expectativa do Sintaema é concluir a negociação coletiva ainda no mês de abril.

Acompanhe a campanha salarial na Sabesp aqui!