Embora atrasado, a CETESB iniciou o processo de Avaliação Profissional 2012. O Sintaema e o CRF estão participando desta etapa de revisão dos manuais da Avaliação Profissional. A empresa pretende concluir a revisão até o início de outubro para aplicação da prova no início de dezembro.
O Sintaema e o CRF entendem que o ideal seria a empresa revisar todo Plano de Carreira, inclusive a questão da verba para contemplar todos que forem aprovados, porém, a revisão está limitada a avaliação profissional e, infelizmente, os critérios da disponibilidade de verba é que nortearão as promoções desta etapa, como aconteceu no processo de 2010.
A participação do Sintaema e do CRF será a de propor melhorias na avaliação de 2010, a fim de tornar o processo mais participativo aos funcionários, que inclusive poderão sugerir melhorias através dos representantes do Sintaema e do CRF neste grupo de discussão.