Home Destaque Transparência | CETESB lança plataforma que indica qualidade do ar e águas

Transparência | CETESB lança plataforma que indica qualidade do ar e águas

Com o objetivo de tornar mais simples o acesso do monitoramento da situação do meio ambiente, a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) disponibilizou plataforma onde se pode acessar um Catálogo de Dados Abertos, que reúne informações de dados históricos relacionados à qualidade do ar, águas superficiais e águas subterrâneas, além da evolução do saneamento básico no estado. Acesse aqui!

Na plataforma é possível verificar onde estão as estações de monitoramento automáticas de ar, rios e águas subterrâneas. Também estão acessíveis as séries históricas destes parâmetros, bem como informações a respeito dos critérios técnicos que baseiam as análises conduzidas pela CETESB

De acordo com a CETESB, a próxima etapa é garantir que a plataforma também disponibilize informações sobre a qualidade das águas costeiras, rede de sedimentos e balneabilidade das praias.

A iniciativa está em consonância com a Lei nº 12.527/2011 e o Decreto nº 7.724/2012, ambos aprovados na gestão da presidenta Dilma Rousseff, que estabelecem os marcos regulatórios para a transparência e o acesso à informação no Brasil, garantindo que qualquer cidadão possa acessar dados públicos e informações de interesse coletivo, aproximando a sociedade do trabalho realizado pelos órgãos públicos.

“Uma iniciativa positiva e que reflete o importante trabalho que os trabalhadores e trabalhadoras da CETESB realizam para o estado e o meio ambiente. Ações como essa não só facilitam o entendimento sobre a importância do meio ambiente para o nosso estado, eles abrem caminho para a reflexão do que nos cerca e como nos portar na construção de uma sociedade sustentável e humana”, avalia a direção do Sintaema.

Para o Sindicato, não restam dúvidas do papel estratégico da CETESB para São Paulo e, por isso, o Sintaema segue junto com os trabalhadores por garantia de valorização, melhores condições de trabalho e mais concursos. “Só com uma CETESB forte podemos fazer ainda mais por São Paulo e pelo meio ambiente”, defende o Sintaema.