Home Galeria de Fotos PL 529/20 | Todos dizem não ao projeto de desmonte do Estado!

PL 529/20 | Todos dizem não ao projeto de desmonte do Estado!

Com máscaras e todos os cuidados que o momento pede, dezenas de manifestantes foram para a entrada da Assembleia Legislativa de São Paulo gritar um sonoro “não” ao PL 529/20 que pretende extinguir fundações, institutos e autarquias de suma importância para a população paulista.

Munidos de suas bandeiras e de muita garra e determinação, companheiros e companheiras do Itesp, Oncocentro, Fundação Zoológico, Instituto Florestal, CDHU e demais instituições ameaçadas pelo devastador projeto mostraram sua disposição de luta para enfrentar mais esse golpe do governo Doria que intenta a extinção de mais de seis mil empregos.

A nossa Fundação Florestal estava no pacote da maldade, porém, o Sintaema, várias entidades ambientais e parlamentares pressionaram mostrando a importância da Fundação na defesa do meio ambiente do Estado, e com isso ela foi retirada da lista.

Além de acabar com as instituições, o PL ainda aumenta a alíquota de contribuição dos servidores ao Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo IAMSPE e retira cerca de R$ 1 bilhão da USP, Unesp e Unicamp, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), atacando a autonomia universitária e a capacidade de produção científica no Estado.

Todas as instituições ameaçadas com o projeto prestam importantes serviços públicos com políticas inclusivas e de relevância no Estado, como serviços na área na área da saúde, moradia, ciências, educação, regularização fundiária, agricultura familiar, meio ambiente e transportes, entre outras, justamente em um momento delicado como este da pandemia, quando a população paulista mais precisa de apoio do Estado para superar esta crise.

A alegação do governo é a de dificuldades financeiras, porém, para cobrir o déficit de 2021, bastaria, por exemplo, que o governo reduzisse em 50% o montante das renúncias fiscais concedidas ao setor privado durante um ano.

Não bastassem os retrocessos do governo federal, em São Paulo temos uma luta mais árdua ainda com um governo estadual privatista e destruidor!

O Sintaema, que esteve no ato e levantou suas bandeiras contra a ameaça de privatização da Sabesp, está junto desses companheiros na luta e continuará para que esse projeto de desmonte não seja aprovado!

Em defesa das políticas e serviços públicos no Estado de São Paulo diga NÃO ao PL 529/20!