Todos contra a privatização das Unidades de Conservação!!

Publicado em 17/06/2015 19:25

Tamanho da fonte:

O plano de desmonte do patrimônio público do governo estadual está passando dos limites. Agora até mesmo as Unidades de Conservação, verdadeiras reservas ambientais estão prestes a ser entregues à iniciativa privada através do PL 249/13

audiencia_meio_ambiente_sintaema_690_4

Como defensor dos direitos dos trabalhadores e também do Meio Ambiente, o SINTAEMA/SP vem lutando contra esse malfadado projeto, e no último dia 16, o Sindicato e companheiros da Fundação Florestal estiveram presentes na audiência pública que debateu o tema na Assembleia Legislativa de São Paulo- Alesp, pela Comissão de Meio Ambiente e com a presença da Secretária Patrícia Iglecias.

audiencia_meio_ambiente_sintaema_690_2

Segundo a secretária, a última versão do PL 249/13 apresentada impossibilita a concessão de áreas protegidas e a limitação de algumas outras áreas sem que haja a restauração ecológica. A exclusão de concessão à iniciativa privada atinge as estações ecológicas, os refúgios de vida silvestre e reservas biológicas. Já os parques que constarão da lista de concessão estarão sujeitos ao plano de manejo.

audiencia_meio_ambiente_sintaema_690_3

Mesmo assim, não podemos aceitar. Além de sair em defesa dos parques públicos e das Unidades de Conservação, o SINTAEMA/SP também expôs a crítica situação dos trabalhadores da Fundação.

audiencia_meio_ambiente_sintaema_690_5

“Os guardas-parque andam sem colete e sem armas; estão abandonados”, disse o diretor do Sintaema Ademir. Ele abordou ainda a fiscalização feita por um vigilante terceirizado. A analista de recursos ambientais da Fundação, Maria Beatriz, também falou da situação dos funcionários de modo geral, que são 300 servidores de carreira, apenas um para cada 17 mil hectares. “O salário do guarda-parque corresponde a R$ 700, o que provoca uma alta rotatividade dessa função”, finalizou.

audiencia_meio_ambiente_sintaema_690_6

A secretária de Meio Ambiente do Estado, Patricia Iglecias, comprometeu-se a fazer gestões pelo plano de carreira dos companheiros da Fundação Florestal.

Participaram da audiência ambientalistas e movimentos sociais, além de parlamentares envolvidos na Comissão de Meio Ambiente e outros deputados.

audiencia_meio_ambiente_sintaema_690_1

Vale lembrar que no final de 2013 realizamos um grande ato contra o PL e em favor dos índios do Parque do Jaraguá, ameaçados de perderem sua reserva. Vamos todos intensificar essa luta contra a tentativa do governo estadual em desmontar nossos parques e reservas, isto é uma agressão ao meio ambiente!

Nosso meio ambiente pede socorro. Nossos trabalhadores da Fundação Florestal, verdadeiros heróis na defesa da natureza também estão nessa batalha.

Juntos na Luta!
Compartilhe agora com seus amigos
TwitterFacebookWhatsApp

Voltar ao Topo