Jurídico do Sintaema tira dúvidas sobre novos contratos da Sabesp com os trabalhadores do SEMASA e do SAMA

Publicado em 13/01/2022 16:26

Tamanho da fonte:

Nesta quinta (13), assessoria jurídica e a direção do Sintaema realizaram plantão de dúvidas com os trabalhadores e trabalhadoras do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (SEMASA) e da empresa de Saneamento Básico do Município de Mauá (SAMA).

Além dos trabalhadores do SEMASA e do SAMA, participaram da reunião o presidente do Sintaema, José Faggian; a vice-presidenta, Helena Maria da Silva; o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Abdon da Costa Sousa; e os advogados do Sindicato.

Segundo o diretor de Assuntos Jurídicos, a roda de conversa teve como pauta dúvidas sobre o futuro da categoria em relação aos contratos firmados entre a Sabesp e os municípios de Mauá e Santo André, o papel do Sintaema na conquista de direitos para a categoria e a possibilidade de representação efetiva da categoria pelo Sintaema.

Além disso, o direção do Sindicato também indicou que a categoria quer avaliar a “possibilidade de ser absorvida pela Sabesp, em razão da empresa ter assumido o serviço de água e esgoto nesses municípios. Outro caminho avaliado pela categoria – e que nosso Jurídico tem se debruçado para analisar a situação -, é sobre a renovação dos contratos vigentes. Ambos caminhos ainda carecem de muita discussão e o Sintaema está trabalhando para ajudar os companheiros do SEMASA e do SAMA”, afirmou Abdon.

A vice-presidenta do Sintaema destacou a centralidade desta luta e lembrou que Guarulhos também atravessa situação similar.

“No âmbito da Sabesp, o Sintaema acompanha de perto a situação desses trabalhadores e como esses novos contratos que a Sabesp tem feito com munícipios como Mauá, Santo André e Guarulhos podem impactar a vida da categoria e o atendimento à população. Nosso Sindicato, através do nosso Jurídico, está trabalhando firme nesta questão e vamos atuar para garantir o melhor caminho para esses trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou.

A luta vem longe

Na oportunidade, a direção do Sindicato lembrou já houve avanços, através da luta do Sintaema, para as duas categorias. Após luta do Sintaema, a categoria conquistou alguns benefícios, como a equiparação do Vale-Refeição e Vale Alimentação, inclusive nas férias e depois da segunda hora extra.

,Estamos juntos na luta com os companheiros da SEMASA e da SAMA!

Compartilhe agora com seus amigos
TwitterFacebookWhatsApp

Voltar ao Topo