Nesta segunda (20), a direção do Sintaema e representantes da Sabesp participaram de uma audiência no Ministério do Trabalho Emprego (MTE) para tratar da postura assumida pela nova direção da Sabesp.
Durante a reunião, o Sintaema expressou sua preocupação com o cerceamento à atuação sindical pela nova configuração organizacional da Sabesp.
Após o relato do Sintaema ao MTE, dois encaminhamentos importantes foram acordados:
- Recuperação de práticas tradicionais: O sindicato solicitou a retomada de reuniões regulares para discutir e solucionar questões trabalhistas emergentes, incluindo melhorias no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
- Presença de diretores da empresa que possam responder as questões e tenham poder deliberativo: Foi requisitado que, em futuras negociações, a Sabesp garanta a presença de representantes com poderes institucionais para tomada de decisões.
A Sabesp comprometeu-se a levar os pleitos do Sintaema à sua diretoria e fornecer um retorno formal ao Sintaema no prazo de 20 dias, registrando o resultado nos autos do processo de mediação.
O Sintaema reafirma seu compromisso em defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do saneamento e meio ambiente, buscando o diálogo e a construção de soluções que fortaleçam as relações trabalhistas e assegurem condições dignas de trabalho no setor. Lembrando que a luta por espaços de negociação permanece central na atuação do Sindicato.
Juntos na luta!