Home Notícias Sintaema repudia decisão que autoriza despejo de 450 famílias no acampamento Marielle...

Sintaema repudia decisão que autoriza despejo de 450 famílias no acampamento Marielle Vive do MST

Mesmo diante de uma grave crise sanitária, o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu nesta terça-feira (23), pela manutenção do despejo de 450 famílias do Acampamento Marielle Vive, em Valinhos, interior de São Paulo.

A ordem judicial contraria a Lei 14.216/21, promulgada pelo Congresso Nacional em outubro desse ano e que suspende até o dia 31 de dezembro as remoções forçadas, por conta da crise sanitária.

Em nota, as famílias classificaram a decisão judicial como um ato “gravíssimo e inconsequente… Em 2018, quando houve a ocupação da área, a fazenda era uma área abandonada e improdutiva, com o único fim da especulação imobiliária, no afã do lucro dos seus investidores”, afirma a nota.

O Sintaema condena a decisão que coloca em risco a vida dessas famílias que, desde 2018, trabalham na terra e, dela, tiram o seu sustento e segurança. Despejo na pandemia é crime.

Leia íntegra do comunicado:

Nesta terça-feira (23/11), o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu pela manutenção da reintegração de posse contra 450 famílias do Acampamento Marielle Vive, em Valinhos (SP).

A decisão, gravíssima e inconsequente frente a vigência da Covid-19, expõe os reais interesses representados e como funciona o sistema Judiciário. Mesmo diante do crime constitucional há anos cometido pela Fazenda Eldorado Empreendimentos Imobiliários, que não cumpre a função social da terra, degrada o solo e o meio ambiente, o Tribunal decidiu pela manutenção da posse precária da Fazenda destinada à especulação imobiliária, que usurpa a terra em detrimento do social, das leis, do direito à moradia e à reforma agrária.

É a lei do capital e da propriedade privada contra os direitos humanos. DESPEJO NA PANDEMIA É CRIME!

As famílias do Acampamento Marielle Vive estão há mais de três anos e sete meses na Fazenda Eldorado Empreendimentos Imobiliários. Em 2018, quando houve a ocupação da área, a fazenda era uma área abandonada e improdutiva com único fim da especulação imobiliária e geração de lucro para seus investidores.

Com os Sem Terra, a fazenda se transformou em um grande acampamento produtivo, que doa alimentos saudáveis e comercializa cestas de produtos agroecológicos e artesanato, gerando renda, construindo dignidade e possibilidades de vida.

Seguimos em luta, por nossos filhos e filhas, por nossos direitos e com a esperança de que um dia vencerá a Justiça dos/as trabalhadores/as!

Convidamos todes aliades para fazerem e postarem vídeos curtos, fotos com placa MARIELLE FICA em suas redes e nos marcar @mstsp @acampamentomariellevivesp_

MST
A LUTA É PRA VALER

Com informações do Brasil de Fato