Home Notícias Cetesb | Pelo cumprimento das sentenças!

Cetesb | Pelo cumprimento das sentenças!

Assembleia dos trabalhadores está marcada para o dia 7 de dezembro e pode aprovar greve

Na manhã de hoje (26) atendendo a um pedido do Sintaema, a presidente da CETESB, Patrícia Iglesias nos recebeu juntamente com a Fenatema, Sintius, Seesp, Sasp e Sinquisp para reivindicarmos o cumprimento das sentenças do Tribunal Regional do Trabalho – TRT, que concedeu reajustes salariais aos trabalhadores no julgamento dos dissídios de 2020 e no de 2021.

O presidente do Sintaema, José Faggian, enalteceu a importância da reunião e agradeceu a presteza em atender, além do mais questionou a postura da empresa em não cumprir as sentenças normativas, já que o entendimento dos jurídicos do Sintaema e demais sindicatos é o de que os reajustes podem ser aplicados imediatamente.

Os demais representantes do Sintaema também colocaram na reunião outras questões que afligem os trabalhadores, como o plano de carreira que está parado desde 2014 e o não pagamento da PPR desde 2019.

Faggian informou que uma assembleia já está marcada para 7 de dezembro e que se até a data não houver avanços o Sintaema defenderá o encaminhamento de greve, entretanto disse estamos abertos ao diálogo para se chegar a uma solução.

Por sua vez, a presidente da CETESB e o jurídico da empresa justificaram novamente a não aplicação do reajuste por estarem cumprindo a Lei complementar que impede as empresas públicas dependentes do Tesouro de conceder reajustes no momento.

Essa tese foi rebatida pelo advogado do Sindicato dos Engenheiros, Dr. Magnus Farkatt, que citou que outras estatais como Metrô e Dersa aplicaram os reajustes, e que mesmo o argumente de capital dependente não se sustenta, porque não há vedação para que não se dê o reajuste, a exemplo da CPTM, onde o aumento foi concedido.

Interpretações jurídicas à parte, por final a presidente Patrícia se comprometeu a buscar uma solução junto ao governo do Estado e que fará todos os esforços para atender ao pleito. Uma nova reunião com os sindicatos está marcada para o dia 6 de dezembro.

A presidente da empresa também afirmou que paralelo ao pleito financeiro, tudo o que estiver ao alcance da empresa vai ser feito, como reformas, melhorias e criação da área de convivência, entre outros.

Nesse ponto o Sintaema sugeriu que a empresa sempre informe sobre as melhorias que serão feitas para que o sindicato possa divulgar para as trabalhadoras e trabalhadores, idéia que foi bem recebida pela presidente.

A próxima reunião está marcada para o dia 6 de dezembro, quando esperamos que as negociações evoluam para o cumprimento das sentenças, senão vamos para o movimento paredista!

Assembleia presencial: Dia 7 de dezembro, às 9h, na Portaria principal da Sede

Unidade e muita luta!