Home Destaque Sintaema debate crise climática na Alesp

Sintaema debate crise climática na Alesp

Em debate na Assembleia Legislativa de São Paulo, no âmbito da Frente Parlamentar de Combate às Mudanças Climáticas, ocorrido nesta segunda (29), o presidente do Sintaema, José Faggian, destacou o papel do Sintaema nas últimas cinco décadas em defesa da preservação e da construção de um projeto que tenha por centro o desenvolvimento sustentável, promova inclusão e garanta ao povo trabalho e vida dignos.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Sintaema-SP (@sintaemasp)

Leia tamb-em – Após tragédia da privatização, Itu (SP) remunicipaliza saneamento

“Um debate rico na Alesp que, não só tratou a luta em defesa da água como bem público e ratificou a defesa de uma Sabesp pública, mas também colocou no centro a política ambiental no estado de São Paulo e a urgência de se debater saídas para a crise que só piora ano a ano”, afirmou o dirigente.

Presidida pelo deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL/SP), Faggian destacou que a Frente Parlamentar é um passo inédito no campo político estadual e reflete uma onda de resistência na qual o meio ambiente e a água são protagonistas.

“O debate em torno da crise climática escancarou não só tragédias ambientais e eventos extremos que ocorrem com mais frequência em São Paulo – vide o triste desastre do Litoral Norte – e em todo o país. São enchentes, deslizamentos e secas que tem custado vidas. E vale destacar que entre 2016 e 2022 [gestões Michel Temer e Jair Bolsonaro] pouco ou nada foi feito para enfrentar essa calamidade anunciada”, denunciou o presidente do Sintaema.

Leia também – Sintaema entra com ação no Supremo em defesa do saneamento público

Para o Sindicato, “o avanço em política ambiental que dê conta dos desafios atuais que São paulo enfrenta, passa pelo fortalecimento de órgãos como a CETESB e Fundação Florestal, a começar com a abertura de novos concursos públicos; pela edificação de ações governamentais transversais e políticas públicas educativas focadas para a pauta, entre outras”. 

Um espaço plural

Endossada por 30 parlamentares, a frente reúne deputados e deputadas de diferentes partidos, a sociedade civil e órgãos públicos para a discussão e o aprimoramento de legislações e de políticas públicas voltadas ao combate às mudanças climáticas no Estado de São Paulo.

Assista como foi o debate na Alesp: