Sintaema continua no Conesan em defesa do saneamento

Publicado em 07/11/2018

Tamanho da fonte:

O Sintaema participou da 8ª reunião ordinária do Conesan – Conselho Estadual de Saneamento, da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, no último dia 6. 

Na ocasião foi realizada a posse dos novos membros do período biênio e o Sintaema continua no Conselho. Houve deliberações e abordagens sobre os programas “Água Limpa” e “Desenvolve São Paulo”, planos municipais de saneamento e foi apresentado o novo sistema ‘SISAN” que é como um observatório de saneamento com dados técnicos.

Foi contestada pelo Sintaema a ausência do debate sobre a MP 844/18 no Conselho, já que se trata de um assunto de extrema relevância para o setor uma vez que trará mudanças no marco regulatório vigente.

O Sintaema também pediu alterações no Estatuto, como o mandato de dois para quatro anos, as reuniões ordinárias semestrais para trimestrais e a criação de câmaras técnicas no Conesan, inclusive que esse pedido fosse registrado em ata.

Depois da reunião o Sintaema conversou informalmente com a presidente da Sabesp, Karla Bertocco, sobre a MP 844/18. A presidente também se mostrou preocupada com a Medida, e afirmou que alguns governadores também estão contrários à MP, e que há uma grande possibilidade de o texto ser alterado da aprovação final. A alteração obriga o chamamento somente onde as estatais não operam, e, embora tenham de participar da licitação, não perderiam as cidades onde já estão instaladas. Isso já seria um dano menor diante de um desmonte maior.

O Sintaema está sempre na luta em defesa da categoria e do saneamento.

Estamos juntos!

Compartilhe agora com seus amigos
TwitterFacebookWhatsApp

Voltar ao Topo