Home Destaque fixo Sintaema aciona Sabesp e cobra demandas atrasadas da empresa

Sintaema aciona Sabesp e cobra demandas atrasadas da empresa

A direção do Sintaema se reuniu nesta sexta-feira (12) com representantes do CH da Sabesp para cobrar providências sobre denúncias recorrentes de pressão sobre os trabalhadores e trabalhadoras, atraso no pagamento de horas extras e problemas com exames toxicológicos após acidentes de trabalho.

O Sindicato também exigiu maior agilidade na entrega de PPPs, no atendimento médico aos afastados e no processamento de diferenças de INSS conquistadas no Acordo Coletivo.

Durante a reunião, a Sabesp reconheceu que o atendimento aos trabalhadores realmente não estava conforme o esperado e se comprometeu a adotar medidas imediatas. Nilton João dos Santos, da Diretoria de Gente da companhia, informou que uma força-tarefa provisória já começou a atuar, e que, a partir da próxima semana, dará início ao despacho de PPPs e à solução de pendências com o INSS.

Após cobrança do Sintaema, a empresa também se comprometeu a criar dois novos canais de atendimento via WhatsApp e a implementar, até 1º de novembro, um novo sistema eletrônico que trará mais agilidade na resolução de pedidos de férias, pagamentos e demais demandas da categoria.

Durante a reunião, a Sabesp assumiu que as solicitações estão atrasadas, mas informou que está ajustando a situação tanto com mão de obra humana como com novos recursos tecnológicos.

A companhia também assumiu o compromisso de se reunir semanalmente com a direção do Sintaema, até novembro, para acompanhar as demandas prioritárias do CH que ainda não foram resolvidas, até que o novo sistema de gestão de pessoas entre em operação.

O Sintaema segue atento, cobrando a efetiva aplicação dessas medidas, reafirmando que nenhum direito será deixado de lado e que a vigilância sobre a atuação da Sabesp, mesmo privada, é permanente.