No dia 14 de agosto o superintendente de RH da Sabesp, Newton João dos Santos, e demais representantes da empresa estiveram na Sede do Sintaema para explicar aos delegados sindicais e suplentes da Sabesp as mudanças que poderão ocorrer nos planos de saúde Sabesprev.
Primeiramente o superintendente expôs todos os motivos que levaram os planos ao déficit atual, como as novas coberturas da Agência Nacional de Saúde-ANS, por exemplo, e depois as medidas para diminuir o déficit, como auditoria, cobrança de coparticipação e negociação nos medicamentos de alto custo.
Mesmo com a economia praticada, o superintendente mostrou que o déficit existe e a proposta é que os planos de saúde sejam contratados através de uma operadora do mercado e administrado via RH da Sabesp, uma vez que pelo modelo atual de autogestão da Sabesprev a regulação é mais rígida e o custo administrativo é muito alto.
Durante a exposição os participantes puderam tirar dúvidas, dar sugestões e relatar as dificuldades criadas por alguns gerentes quando os trabalhadores precisam ir ao médico, o que será averiguado pelo sindicato.
O Sintaema, que tem membros no Conselho Deliberativo e Fiscal da Sabesprev, avisou mais uma vez que qualquer mudança deverá passar pela aprovação dos trabalhadores em assembleia específica, e que não aceitará um plano que reduza a qualidade dos planos atuais.
A apresentação feita no sindicato está disponível AQUI.
Juntos na luta, juntos na saúde!