Home Destaque Defesa da Sabesp | Jornada de luta do Sintaema em Igarapava (SP)

Defesa da Sabesp | Jornada de luta do Sintaema em Igarapava (SP)

Em mais uma ação em defesa da Sabesp, nesta quarta (3), a direção do Sintaema se reuniu com os vereadores de Igarapava (SP), para discutir a manutenção do contrato da Sabesp com o município e atualizar sobre a jornada de luta do Sintaema contra a privatização da empresa.

“Atualizamos sobre a luta do Sindicato e reforçamos nossa agenda de ação na cidade. Em março já tivemos uma importante vitória que foi a impugnação do processo de licitação pelo TCE/SP. Lembrando que, desde novembro de 2022, estamos mobilizados para defender que a Sabesp permaneça como a empresa garantidora dos serviços de água e esgoto na cidade”, afirmou a direção do Sintaema.

Leia também – Vitória em Igarapava | TCE suspende licitação dos serviços de água e esgoto

Entenda o caso de Igarapava!

Com as mudanças na Lei 14.026, as cidades precisam abrir processo de licitação e a Sabesp – maior empresa de saneamento da América Latina e há mais de 30 anos na cidade – passa a concorrer com as empresas privadas, que podem rebaixar os custos (sem garantir qualidade) e ganhar o contrato. Em Igarapava, a Prefeitura convocou uma licitação para o dia 21 de março que foi suspensa e o Sintaema está em luta para que o contrato seja renovado com Sabesp.

Por que lutar para que a Sabesp permaneça em Igarapava?

Em 1992, a Sabesp chegou em Igarapava, e encontrou uma cidade em que muitos não tinham acesso à água ou tratamento de esgoto. De lá pra cá foram cerca de R$ 180 milhões em investimentos que já garantiram:

  • Água de excelente qualidade e quantidade suficiente para os próximos anos;
  • 100% do abastecimento de água, com 11.384 ligações e uma rede de distribuição em torno de 100km de extensão;
  • 100% do em tratamento do esgoto coletado, 11.221 ligações;
  • 11 reservatórios de água, com capacidade de reservação de 5.280 milhões de litros;
  • 1 estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade para tratar até 74,6 litros por segundo (suporta cerca de 50% de crescimento da população).

Por tudo isso, o Sintaema segue firme na luta em Igarapava. O Sindicato sabe que a não renovação do contrato com a Sabesp coloca em risco todo esse sistema e a vida da população. Lutar para manter a Sabesp em Igarapava é lutar por água de qualidade e com acesso para todos e todas, inclusive para os mais vulneráveis!

Unidade e muita luta por uma Sabesp pública! Privatização, não!