O Sintaema tomou conhecimento de que alguns trabalhadores da Sabesp não estão querendo tomar a vacina contra a Covid-19, e esta atitude é inaceitável, haja vista que o país chegou ao triste número de mais de 500 mil mortes nesta pandemia, e na própria Sabesp houve vários óbitos decorrentes do vírus, além de contaminações.
Todos sabem das dificuldades e obstáculos na oferta e produção de vacinas para o povo brasileiro por causa do negacionismo do presidente Bolsonaro à ciência, o que atrasou a imunização e ainda vem ocasionando um alto número de mortes diárias.
O sindicato já vinha lutando em várias frentes pela prioridade da vacinação aos trabalhadores essenciais, e agora que o calendário está atingindo um maior número de trabalhadores em breve todos estarão imunizados.
Além do uso de máscara, álcool gel e distanciamento, a vacina é tudo o que temos para não contrair esse terrível vírus que mudou a rotina de todos e ceifou milhões de vidas no mundo inteiro.
O trabalhador ou trabalhadora que não se vacinar, além de estar exposto ao vírus poderá contaminar outros companheiros, portanto, é uma necessidade vital, uma forma de respeitar a vida do próximo.
Quanto mais pessoas se vacinarem mais rápido chegaremos à imunidade coletiva!
Vejam o que dizem especialistas:
“A vacinação é um ato coletivo, não é só a proteção individual. Ela não só impede a circulação do vírus como ainda protege aquele que não pode se vacinar ou em quem a vacina não age de forma satisfatória, como os imunodeprimidos”.
Natália Pasternak, doutora em microbiologia e presidente do Instituto Questão de Ciência (UOL- jan/21)
“As pessoas parecem se esquecer de que quem chegou à idade adulta hoje no Brasil tomou vacina, e chegou porque foi vacinado. As vacinas são muito seguras, e hoje ainda mais, não há motivo para ter medo”.
Gonçalo Vecina Neto, médico professor da Faculdade de Saúde Pública da USP (UOL- jan/21)
Portanto, é de vital importância que todos tomem a vacina para combatermos a Covid-19 e voltarmos à normalidade possível. Máscara, álcool em gel e VACINA!
Todos juntos na luta contra o coronavírus!